Estudantes da rede municipal homenageiam arte e cultura negra

27 de nov de 2014 - dev

A mostra, que visou promover a cultura afro, através do cumprimento da Lei 10.639, relativa ao ensino da história afro-brasileira nas escolas, foi dividida em quatro partes: “Áfricas” (que remete ao princípio, aos antepassados, às práticas ancestrais); “Chegada ao Brasil” (trajetória, rituais e resistência); “Identidade cultural” (abertura para o fortalecimento identitário) e “Possibilidades” (vislumbrando um futuro promissor). O espetáculo contou com a apresentações de dança, teatro, poesia e música encenado por 285 crianças e adolescentes de 11 escolas da rede municipal de ensino.

O evento é fruto de uma ação coordenada pelas secretarias de Reparação (Semur), Educação (Smed), Fundação Gregório de Mattos, Conselho Municipal das Comunidades Negras e Conselho Municipal de Educação. Ivete Sacramento, gestora da Semur, destacou a importância do trabalho coletivo para a realização do evento. “Quando propusemos o projeto em parceria tivemos uma resposta positiva das secretarias envolvidas e esse esforço coordenado foi fundamental para a efetivação do evento”, destacou.

A vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento, agradeceu a dedicação dos alunos para a elaboração do espetáculo. “Esse projeto só se tornou realidade em função da aplicação dos discentes, professores e coordenadores que se engajaram”, ressaltou. Também estiveram presentes no evento Jorge Khoury, secretário de Educação, Fernando Guerreiro, da FGM, Joelice Braga, coordenadora do Conselho Municipal de Educação, e Eurico Santos, do Conselho Municipal das Comunidades Negras.

Participam da Mostra as escolas municipais Malê Debalê, Ulysses Guimarães, Ítalo Gaudenzi, Irmã Elisa Maria, Olga Figueiredo de Azevedo, Úrsula Catarino, Armando Carneiro da Rocha, Maria Dolores, Teodoro Sampaio, Centro Paroquial Paulo VI, Centro Municipal de Arte, Cultura e Educação Epifânia Silva e Centro Municipal de Educação Infantil Edvaldo Machado Boaventura.