Estudantes da rede municipal participam de atividades artísticas

25 de jul de 2005 - dev

No último dia 18, cerca de 500 alunos da rede municipal assistiram a peça Tribos Urbanas, no Teatro Diplomata. A peça é integrante do projeto Caminhos da Arte, que surge com o objetivo de ampliar o universo sócio-cultural dos estudantes da rede municipal de ensino. A Secretaria Municipal da Educação e Cultura vem promovendo diversas ações de integração das escolas com a cultura popular, a partir da produção, apreciação e contextualização da arte nas suas múltiplas linguagens, visando a formação integral do aluno.

O projeto Caminhos da Arte pretende propiciar aos alunos oportunidades que escapem das rotinas da sala de aula e que contribuam para a aprendizagem. Bernadete Mattos, assessora técnica de articulação e responsável pelo projeto, afirma que essa é a oportunidade de alguns estudantes visitarem instituições que até então não tinham acesso. “As escolas participam de diversas atividades, fazem visitas à museus, bibliotecas, cinemas, circos e teatros e muitas das ações são promovidas pelos próprios estudantes, como é o caso da peça MEIO AMBIENTE COMEÇA EM CASA, que é encenada pelos alunos da Escola Municipal Amélia Rodrigues”, declara.

Além de Tribos Urbanas, os estudantes assistirão as peças Salvador Cidade de Encanto e Poesia (Teatro Jorge Amado), Meu Quintal (Teatro ISBA), O Meio Ambiente Começa em Casa (Teatro Solar Boa Vista) e ao filme Kiriku (Sala Walter da Silveira) e ainda visitarão os museus Afro-Brasileiro e o de Arqueologia e Etnologia.

O Caminhos da Arte fará parte da programação de toda rede municipal, durante o ano letivo, e todos os alunos (Desde a educação infantil ao Telecurso) deverão ser contemplados com mais essa ação da SMEC que visa democratizar o acesso a todo tipo de informação.