Estudantes da rede municipal são premiados e concurso de redação do TRE

01 de dez de 2016 - Jornalismo

Três alunos da rede municipal venceram o ‘IV Concurso de Redação’ que integra o projeto ‘Eleitor do Futuro’, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE-BA) do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Eles participaram nesta quarta-feira (30) da solenidade de premiação do concurso, na sede do órgão. Na ocasião, foram revelados os melhores textos, sendo um de cada escola participante (três municipais e uma estadual).

Quatro alunas – três de escolas municipais e uma de escola estadual – foram premiadas com tablets doados pela Coelba e pelo Banco Itaú. Das escolas municipais ganharam: em 1º lugar, Débora Cruz Fonseca, da Escola Municipal Campinas de Pirajá; em 2º lugar, Júlia Costa Ferreira, da Escola Municipal Allan Kardec (Patamares); e, em 3º lugar, Yasmin dos Santos Araújo, da Escola Municipal Visconde de Cairu (Brotas). Já da Escola Estadual Bolivar Santana, a vencedora foi Ollana Leandro de Jesus Santos, do 3º ano do ensino médio.

Participaram do evento a diretora da EJE-BA, juíza Fabiana Pellegrino, sua coordenadora, Adriana Passos, e também o presidente do Regional baiano, desembargador Mario Alberto Hirs, que ressaltou a importância do projeto ‘Eleitor do Futuro’ para a sociedade: “Esse tipo de ação parece bastante simples, mas é de importância fundamental, afinal os estudantes e os jovens de hoje serão os líderes de amanhã”.

A diretora da EJE também falou sobre a ação e salientou que o propósito do projeto não é formar os estudantes, mas sim educá-los: “a palavra formar nos remete a moldes e padrões. Já a educação é interativa, uma construção da qual os próprios alunos são responsáveis, e é através dela que as ações e palavras ganham sentido”, explicou.

Leia as redações vencedoras:

Débora Cruz Fonseca – Escola Municipal Campinas de Pirajá 

Júlia Costa Ferreira – Escola Municipal Allan Kardec (Patamares)

Yasmin dos Santos Araújo – Escola Municipal Visconde de Cairu (Brotas).

Ollana Leandro de Jesus Santos – Escola Estadual Bolivar Santana