Estudantes da rede municipal são selecionados para curso sobre direitos humanos

29 de nov de 2006 - dev

A comissão de seleção do Programa de Educação em Direitos Humanos (Progredh) divulgou no dia 28, no auditório do Ministério Público do Estado, o resultado da seleção do programa que capacitará em direitos humanos 300 jovens estudantes da 5ª a 8ª séries de escolas da rede municipal.

Os selecionados, segundo informou a idealizadora do projeto – coordenadora do Grupo de Atuação Especial em Defesa da Educação do MP (GEDUC), promotora de Justiça Márcia Virgens – iniciarão as aulas de capacitação no começo do ano letivo de 2007. A partir deste momento, eles terão atividade compatível com o desenvolvimento pessoal e social, cumprindo uma jornada de 20 horas semanais, sempre no turno oposto às atividades escolares, quando participarão de um trabalho de formação sócio-educativa através de cursos, palestras, seminários, encontros com promotores de Justiça, visitas às unidades do MP, da Defensoria Pública e da Magistratura. Os alunos do Progredh contarão ainda com uma bolsa-auxílio e auxílio transporte (ou transporte gratuito).

O programa, que visa a redução da violência, da evasão escolar e fomentar uma cultura de paz e respeito aos direitos humanos, é o primeiro de Salvador a promover a capacitação de jovens nessa área. Na reunião, o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, destacou que a parceria estabelecida entre o MP e o município para a consecução do projeto reforça o entendimento de que as organizações podem atuar como indutoras do desenvolvimento econômico e social pelo viés da educação.

De acordo com a promotora Márcia Virgens, o MP tem ainda o objetivo de, a partir de 2007, qualificar promotores de Justiça, membros da magistratura e policiais. O diretor da Fundação Escola Superior do MP (Fesmip), promotor de Justiça Nivaldo Aquino, informou que a escola está honrada em participar de um programa que evitará a evasão escolar transformando os alunos em cidadãos multiplicadores dos conhecimentos relativos a direitos humanos.

Foram selecionados para o Progredh os doze primeiros classificados das escolas municipais: Professor Alexandre Leal Costa, Alexandrina Santos Pitta, Almirante Ernesto Mourão de Sá, Amélia Rodrigues, Antônio Carvalho Guedes, Arlete Magalhães, Brigadeiro Eduardo Gomes, Cidade de Jequié, Clériston Andrade, Fazenda Coutos, Helena Magalhães, Hilberto Silva, Hildete Bahia de Souza, Joir Brasileiro, Maria Constança, Olga Figueiredo de Azevedo, Padre Noberto, da Palestina, de Periperi, Pirajá da Silva, de Pituaçu, Sebastião Dias, Teodoro Sampaio; Centro Educacional Carlo Novarerdo Gomes; e Instituto Municipal de Educação Professor José Arapiraca.