Estudantes da rede municipal vencem concurso nacional de redação e desenho

27 de out de 2016 - Jornalismo

Três alunos, dois da Escola Municipal 25 de Julho, em São Cristóvão (Vinícius Vieira Leite e Rafael Sousa Maia) e um da Escola Municipal Álvaro Vasconcelos da Rocha, em Alto de Coutos (João Lucas Almeida Paixão), foram premiados no 5º Concurso Nacional de Redação e Desenho patrocinado pelo Grupo Neoenergia, através das distribuidoras de energia elétrica que atendem o Nordeste do Brasil. A iniciativa objetivou disseminar o uso seguro da energia elétrica e evitar acidentes, além de estimular crianças e jovens a desenvolverem um pensamento de segurança no uso da eletricidade e da cidadania, com o tema “Eletricidade com Segurança”.

Aluno do 3º ano do Ensino Fundamental I, Vinícius Vieira Leite é ganhador na faixa etária de 6 a 8 anos. Aos oito anos, ele já participou de outros concursos, tendo ganhado inclusive alguns. O jovem afirma que gosta muito de desenhar, deixando a imaginação correr. “Quando crescer quero ser desenhista”, disse o garoto.

Aos 11 anos, o estudante do 5º ano do Ensino Fundamental II, Rafael Sousa Maia, participou pela primeira vez de um concurso e ficou surpreso quando soube que tinha sido premiado. “Fiquei muito alegre quando recebi a notícia, gosto de desenhar porque sempre vejo meu irmão desenhando e quero imitar ele, que quer ser desenhista. Vou desenhar muito ainda, principalmente minha família. Ganhei com um desenho de um homem mexendo nos fios de eletricidade, mostrando que fazer gato é feio”, contou Rafael.

Além de Vinícius e Rafael, o jovem João Lucas Almeida Paixão, da Escola Álvaro Vasconcelos da Rocha, em Alto de Coutos, também sagrou-se vencedor. Eles foram premiados em três categorias: de 6 a 8 anos, de 9 a 10 anos e de 11 a 13 anos. A entrega da premiação acontece no dia 21 de novembro, nas instituições de ensino onde os alunos estudam.

Participação – A diretora da Escola 25 de Julho, Priscila Farias, disse que costuma fomentar a participação dos alunos em concursos de empresas e órgãos parceiros da Prefeitura. “A gente sabe que eles gostam de desenhar e pintar, então sempre chamamos para participar. Eles fazem o que gostam e divulgando então, eles adoram”. Segundo Priscila, todo o trabalho é feito com orientação da coordenação pedagógica e da gestão educacional. “Sempre procuramos incentivar as crianças, independente da premiação, mas pelo reconhecimento da arte deles”.

Ao todo, foram 91 inscritos de 14 escolas em 12 municípios.  Os estudantes classificados em primeiro lugar, assim como os professores orientadores, receberão como prêmio um tablet, um livro, um troféu e certificado on-line. A escola também será premiada com um troféu e certificado on-line. Os demais classificados receberão Medalhas de Menção Honrosa e certificado on-line.