Estudantes da rede pública de Salvador vão a Portugal

07 de set de 2016 - Jornalismo

Viajar até Portugal e vivenciar experiências e refazer os caminhos que a família real e a corte portuguesa percorreram antes da chegada ao Brasil, em 1808. Essa será a oportunidade dada aos vintes estudantes do oitavo ano da rede municipal de ensino de Salvador selecionados pelo projeto cultural ‘Era uma Vez… Brasil’. Depois de seis meses de atividades, o programa nacional de arte-educação chegou à sua fase final etapa e anunciou ontem (6) os nomes dos estudantes que viajarão para o intercâmbio de dez dias em Lisboa em novembro.

Quem irá ciceronear o grupo nessa aventura na Europa será o escritor Laurentino Gomes, autor do best-seller 1808 e convidado do projeto, que acompanhará os intercambistas comentando sobre locais e fatos históricos narrados no livro. A obra do escritor inspira o ‘Era Uma Vez…Brasil’, que traz como tema a transferência da família real e da corte portuguesa para o Brasil.

Lançado em março, o projeto contou em Salvador – na primeira etapa – com a participação de 379 alunos inscritos e 36 professores de História de 14 escolas municipais em atividades que somam 28h de formação e capacitação. Foram selecionados os cem melhores projetos de HQs e vídeos. Na etapa seguinte, os adolescentes autores dos melhores trabalhos participaram de um campus durante sete dias, em período integral, com oficinas culturais de teatro, música, audiovisual, capoeira e HQs.

O evento contou com a presença da secretária municipal de Educação, Joelice Braga; secretário do Escritório Salvador Cidade Global, Jorge Khouyr; da Cônsul Geral de Portugal em Salvador, Nathalie Viegas; além de todos os estudantes que participaram da segunda etapa.

DSC_0162

SELEÇÃO

Os vinte estudantes que mais se destacaram na primeira e segunda etapa, que incluiu a produção de filmes curta-metragem e aprimoramento de HQs, foram selecionados para a fase final do projeto, o intercâmbio. “Embora os alunos tenham como foco a ida a Portugal, percebem na segunda etapa que o aprendizado e as amizades estabelecidas nessa fase do projeto são tão ou mais importantes para a vida do que a viagem”, afirma Marici Vila, da Origem Produções, gestora do projeto.

Entre os selecionados estão: da Escola Municipal 2 de julho (Trobogy): Júlia Bianca de Oliveira, Vanusa Santos de Jesus e Larissa Aparecida Bairon da Silva Sena; da Escola Municipal Prof. Alexandre Leal Costa (Nazaré): Jayne Maria dos Reis Magalhães e Péricles Silva dos Santos; da Escola Municipal Alfredo Amorim (Ribeira): Natan Silva Souza dos Santos; da Escola Municipal Almirante Ernesto de Mourão Sá (Paripe): Emanuel Inácio Ferreira Pita; da Escola Municipal Amélia Rodrigues (Tororó): Eduarda Dalco de Oliveira, Samela Maria Neves dos Santos e Rogerio Rodrigues dos Santos; da Escola Municipal Manoel Henrique da Silva Barradas (Ilha Amarela): Marcos Franco Cardoso e Gabriela de Cerqueira Portugal; da Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes (São Cristóvão): Filipe dos Santos Reis; do Colégio Militar de Salvador (Pituba): Ana Gabriela Dourado Teixeira de Souza, Hellen Rosa de Oliveira e Júlia Casé Magalhães Passos; da Escola Municipal Elysio de Athayde (Cajazeiras): Adria Chagas da Anunciação Brito; da Escola Municipal Teodoro Sampaio (Santa Cruz): Erica Silva de Santana; da Escola Municipal Olga Figueiredo De Azevedo (Matatu): Verena de Farias Sena; da Escola Municipal Pirajá da Silva (Liberdade): Bruna Beatriz C. Souza.

Na viagem à Lisboa, junto aos estudantes, estará também o professor Elson Alves, da Escola Municipal 2 de julho – considerado pela equipe do projeto como um dos mais participativos no incentivo aos alunos – além de alunos selecionados nas cidades de Mata de São João (BA), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Novo Horizonte (SP) e Belo Jardim (PE).

O ‘Era Uma Vez…Brasil’ tem patrocínio de Baterias Moura, Estácio, Usina São José da Estiva e apoio cultural do Tivolli Eco Resort, apoio do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, e parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador, por meio das Secretarias de Educação e de Cultura, Fundação Gregório de Matos, Embaixada de Portugal no Brasil, Consulado Geral de Portugal em Salvador, Gabinete Português de Leitura, Instituto Camões e Cátedra Fidelino de Figueiredo.

DSC_0300