Estudantes de Salvador recebem orientações para o trânsito

15 de abr de 2016 - Jornalismo

O projeto Crianças Condutoras do Futuro, desenvolvido pela Prefeitura por meio da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), prossegue com as ações de conscientização de alunos de 4 a 14 anos das escolas públicas e privadas da cidade. A iniciativa é levada para a sala de aula pelos agentes da Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut) do órgão e pretende formar cidadãos mais conscientes e promover uma mudança de hábito no trânsito, tornando-o mais harmonioso e organizado.

Esta semana, duas escolas no bairro de Valéria receberam a ação. Além da Municipal Milton Santos, os alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Batista de Valéria, localizada na Rua da Matriz, no bairro de Valéria, também tiveram acesso a orientações sobre leis e condutas no trânsito. A metodologia pedagógica utilizada é bastante lúdica e dialoga com o universo infantil. “Trabalhamos com desenhos infantis, jogos, dinâmicas com simulações de situações do trânsito, papel para colorir e deixamos um material impresso para exercícios”, explica o agente Gilson Santos.

12_04_2016_Educação Transito_Escola_Valéria_foto_Tiago Barros_Agecom (5)

Os professores avaliam a iniciativa de maneira muito positiva e colaborativa para o desenvolvimento das crianças. “Isso que eles estão aprendendo faz parte da realidade deles. Falar sobre isso é importante, principalmente por causa da região em que vivem. Todos moram próximos a BR-324, que é bastante movimentada principalmente por veículos pesados. É bom conscientizá-los desde pequenos”, diz Josiane Dantas, professora dos alunos do 1º ano.

A edição 2016 do projeto teve início em março último e, até então, 13 escolas já receberam o projeto Crianças Condutoras do Futuro, atendendo a 731 estudantes. A Gedut também oferece palestras contextualizadas para instituições de ensino superior, além de atualização e reciclagem para empresas na área de segurança no trânsito. As instituições que desejarem receber quaisquer das iniciativas podem solicitar agendamento com a Gedut nos números (71) 3202-9063 ou 3202-9139.