Estudantes do Centro Social Neuza Nery participam da GR

17 de abr de 2009 - dev

“Vale a pena ter GR no Centro Social Neuza Nery”, foi assim que a diretora da escola, Tatiana Pereira resumiu a felicidade e satisfação em ter a sua unidade fazendo parte do Ginástica Rítmica na Escola. O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), através do Programa de Educação Esportiva.

A inauguração do mais novo núcleo, que é o 11ª a compor a rede, foi realizada na última quinta-feira (16) e chamou a atenção de toda comunidade do bairro de Santa Cruz, que recepcionou com aplausos as apresentações das ginastas de outras escolas municipais e também incentivou as novas estudantes que participarão do projeto.

“Hoje para mim é um dia de alegria, pois tenho minhas filhas e sobrinhas estudando aqui. É uma honra para mim, pois minhas meninas poderão se empenhar e aproveitar as oportunidades que eu não tive. Essa escola transforma vidas”, diz a mãe de uma das alunas e moradora do bairro, Vera Silva.

A coordenadora Regional de Educação da Orla, Cintia Carvalho, afirma que é muito gratificante a realização desse esporte na escola, uma vez que as estudantes não teriam o acesso a essa prática em outro lugar, devido ao custo beneficio e ao alto investimento que deve ser feito para participar e frequentar uma escola de ginástica rítmica.

“Esse esporte é ainda visto como algo elitizado onde somente pessoas de classe alta podem participar e a SMEC oferece isso gratuitamente a todas essas estudantes. Isso é fantástico. Torço para que todas as escolas da rede municipal tenham a prática da GR e que isso seja exemplo para as demais cidades do Brasil”, diz a coordenadora.

A escola inicialmente está oferecendo 80 vagas para estudantes do grupo 5 e do 5º ano do Ensino Fundamental , que participarão das atividades no horário oposto ao de aulas. As futuras ginastas iniciam a prática do esporte na segunda-feira (20) e sob orientação da estudante de educação física Fernanda Ribeiro que considera a motivação das alunas um grande passo para a realização de um bom trabalho na unidade. “Elas tem força de vontade e querem participar. Os olhos delas brilharam a cada movimento da apresentação das outras ginastas. A atividade aqui vai ser muito boa, pois também aprenderei muito com elas”, afirma.

A coordenadora do Programa de Educação Esportiva, Ivone Portela, declara que o trabalho apenas está começando e que até o final do ano muitas escolas também vão compor o projeto. “A unidade escolar que possui aproximação com seus alunos consegue transformar cidadãos e conseqüentemente melhorar o futuro. A SMEC tem se empenhado em oferecer a todas as nossas unidades esportes de altíssima qualidade”, finaliza.