Estudantes do Projovem irão trabalhar na matricula 2007

30 de nov de 2006 - dev

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal da Educação e Cultura e do Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-Obra (SIMM) selecionou 23 jovens entre 18 a 24 anos, que fazem parte do Projovem, para trabalharem na matrícula informatizada da rede municipal de ensino. A contratação ocorre até o dia 20 de dezembro.

A pré-seleção foi bastante disputada com cerca 460 jovens inscritos. Para a etapa final, foram convocados 65 pessoas, que participaram de uma dinâmica de grupo. O objetivo da ação é preparar os jovens para o seu primeiro emprego formal, com todos os seus direitos trabalhistas assegurados.

Segundo o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, esta é uma maneira de aperfeiçoar e de colocar em prática o que os alunos do Projovem aprenderam durante o ano. “Inserir os jovens no mercado de trabalho é um dos objetivos da Prefeitura. E não poderia ser diferente, porque o Projovem está sob nossa responsabilidade, então, ao mesmo tempo em que ensina, profissionaliza e oportuniza o primeiro emprego”, ressalta.

Para o coordenador da Matricula 2007, Cláudio Silva, com esta ação, a SMEC pretende incentivar a contratação dos estudantes do Projovem por outras secretarias do município e até empresas privadas. No ano passado, a secretaria contratou cerca de 1300 pessoas para atuarem na matrícula, com isto, a SMEC se tornou um dos maiores pólos de emprego temporário.

PROJOVEM – O ProJovem é um programa da Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República, realizado em parceria com as prefeituras e o governo do Distrito Federal. Conta também com a participação dos ministérios da Educação, do Trabalho e Emprego e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.Tem como principal objetivo elevar a escolaridade e melhorar a formação profissional dos jovens. Cada capital oferece a formação em quatro áreas profissionais, de acordo com as necessidades do mercado regional. Além das aulas tradicionais, os alunos aprendem inglês e informática.

A meta do programa é beneficiar, até o fim deste ano, 200 mil jovens de 18 a 24 anos, que terminaram a 4ª série, mas que não concluíram o ensino fundamental e não têm contrato formal de trabalho. Além de estudar e obter formação profissional, o aluno selecionado recebe bolsa de R$ 100. O ProJovem oferece 84 alternativas de formação profissional para atender os variados mercados de trabalho de cada região do país.

PROGRAMAÇÃO DE MATRÍCULA

Renovação de Matrícula 26 a 29 de dezembro

Transferidos Concluintes 03 e 04 de janeiro de 2007

Alunos das Escolas Comunitárias

05 e 08 de janeiro

Alunos Novos

Educação Infantil e 1ª série

09 a 12 de janeiro

2ª a 4ª séries:

15 a 17 de janeiro

5ª a 8ª séries:

18 e 19 de janeiro

Telecurso 22 e 23 janeiro