Estudantes do SEJA aprendem a combater a poluição sonora

09 de maio de 2012 - dev

A Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) realizou, na terça-feira (8), mais uma palestra a respeito dos males provocados pelo som alto no meio urbano. Em vez de notificação e auto de infração, foram utilizados recursos audiovisuais, como slides e vídeos informativos, para promover a conscientização de 40 estudantes, do Segmento Educação de Jovens e Adultos (SEJA), da Escola Municipal Manuel Lisboa, em Itapuã.

A iniciativa visa transformar o público estudantil em agentes multiplicadores da campanha contra a poluição sonora em suas comunidades. O integrante da Gerência de Fiscalização e Prevenção à Poluição Sonora da Sucom (Gefip), Edson Silva, falou sobre os danos que a emissão abusiva de sons e ruídos pode causar à saúde, como perda auditiva e alteração no ritmo dos batimentos cardíacos. O palestrante também fez um alerta quanto aos cuidados na hora de utilizar fontes sonoras em ambientes residenciais

Durante a palestra, além das explicações sobre a Lei Municipal 5.354/98 – que estabelece os limites de 70 decibéis, das 7 às 22h, e de 60 decibéis, das 22 às 7h-, foi esclarecido o posicionamento da Sucom. “A superintendência não é contra o som, mas o uso indiscriminado de equipamentos sonoros”, declarou Silva.

Para a estudante Antônia Santos, 47 anos, a iniciativa é positiva. Ela acredita que as fiscalizações, somadas às ações educativas, terão impacto na redução das ocorrências. A opinião é compartilhada pela vice-diretora da escola, Nhara Célia da Costa: “A Sucom plantou a semente do uso consciente dos aparelhos sonoros, basta agora confiar nos estudantes, para o repasse das informações aos amigos, vizinhos e parentes”, torce.Dando continuidade ao cronograma, a Sucom realiza, nesta quarta-feira (9), uma palestra para os alunos do turno matutino da Escola Municipal Agripiano Barros, em Praia Grande.