Estudantes entram na luta contra a dengue

22 de jul de 2009 - dev

Os alunos da Escola Municipal Zulmira Torres já estão preparados para entrar na luta contra a dengue. Há dois meses, estes estudantes estão em treinamento para que atuem como Agentes Mirins de Saúde, levando para as suas comunidades orientações sobre combate ao mosquito Aedes Aegypti. Esse trabalho faz parte de uma campanha de parceria entre as secretarias municipais da Educação (Secult) e da Saúde (SMS), que vão capacitar, até o fim do ano, mais de 10 mil alunos do Ensino Fundamental.

No dia 21 de julho os estudantes da Zulmira Torres, no Nordeste de Amaralina, receberam todo material de trabalho. Munidos de kits informativos e identificados com boné, crachá e uniforme escolar, cada agente terá a missão de visitar, no mínimo, 20 residências e promover um diálogo capaz de sensibilizar as pessoas para o combate a essa doença que vem afetando diversas cidades do país.

Ilana Ariel Maia, do 4º ano, se diz ansiosa para visitar os vizinhos e mostrar tudo o que aprendeu na escola. Mas antes disso, o combate à dengue começa na própria casa. “Já falei com minha mãe para não deixar água parada e cobrir com areia os vasos das plantas”, afirma.

Já a estudante Stephany da Silva, está preocupada com informações pouco divulgadas. “Não basta jogar fora a água que fica nos vasos e pneus. É preciso lavar bem o recipiente, duas vezes por semana, porque as larvas do mosquito permanecem vivas por mais de sei meses”, informa a estudante.