Estudantes expõem obras no Iguatemi

28 de ago de 2008 - dev

Durante esta semana, a Alameda Newton Rique do Shopping Iguatemi é palco de exposição de mais de 140 telas elaboradas por 300 alunos das escolas municipais Manuel Lisboa e Ajuda Social às Crianças. A exibição das obras faz parte do projeto Arte e Cidadania do Instituto IRIS em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC).

As pinturas foram desenvolvidas em oficinas de arte nas escolas usando tinta guache e acrílica sobre tela. As composições representam o trabalho final de um processo de alfabetização do olhar, utilizando metodologia de ensino e aprendizagem através da arte-educação. Os alunos participaram de rodas de leitura de imagens, quando foram realizadas análises e discussões sobre as obras de pintores consagrados no mundo, como Claude Monet, Pablo Picasso, Van Gogh, Tarsila do Amaral e Cândido Portinari.

A presidente do Instituto IRIS, Izabel Portela, destacou que a ação contribui para a elevação da auto-estima das crianças, frisando que com a criação dos trabalhos os estudantes são os protagonistas da história. De acordo com Portela, o projeto também ajuda na redução da evasão escolar e reflete muito no comportamento dos alunos em sala de aula. Para ela, fomentar a educação é prioridade para a sustentabilidade de qualquer país e a construção de um mundo melhor depende da formação humana das crianças e jovens de hoje.

O estudante da Escola Municipal Ajuda Social à Criança, Bruno Henrique de Souza (11), ficou muito entusiasmado quando visualizou sua obra exposta no local. “Estou me sentindo um verdadeiro artista. É muito bom ver as pessoas elogiando meu trabalho. Pretendo fazer mais quadros, sempre voltados à preservação do meio ambiente e, quem sabe, ser um artista conhecido em todo país”, ressaltou.