Estudantes lembram a Revolta dos Búzios

11 de ago de 2008 - dev

Apresentações de fanfarras, jogral, danças afro, poemas e grupos de capoeira são as atividades artísticas culturais que serão apresentadas nesta terça-feira (12), na Praça da Piedade pelos alunos da rede municipal em homenagem aos 210 anos da Revolta dos Búzios e aos seus quatro grandes líderes: Manuel Faustino, João de Deus, Lucas Dantas e Luiz Gonzaga. O objetivo é lembrar a luta pela liberdade e igualdade racial onde os líderes dessa revolta foram enforcados em praça pública.

Todos os estudantes cantarão inicialmente o Hino Nacional Brasileiro junto com a banda de música do Corpo de bombeiros. Já o Hino do congresso africano será entoado pelos estudantes participantes do coral de alunos da escola Parque São Cristóvão.

Segundo a vice diretora da escola Martagão Gesteira, Lúcia Nascimento, a participação dos alunos nesse ato é de extrema importância, pois dá a oportunidade para que eles possam conhecer um pouco da história da Bahia e também aprender sobre um dos mais importantes movimentos literários do País. “Os nossos educandos estão aprendendo bastante e com muita motivação para apresentar os versos que eles criaram sobre a Revolta”, diz Lúcia.

A Revolta dos Búzios – Também chamada de Revolta das Argolinhas, Revolta dos Alfaiates, Conjuração Baiana ou Inconfidência Baiana, reuniu todos os homens que sonhavam e lutavam pela implantação de uma República democrática e justa, e pelo fim da escravidão, que impedia negros e brancos de serem tratados com igualdade.
O movimento recebeu estes nomes devido ao fato de os revoltosos usarem um búzio preso à pulseira para facilitar a identificação entre si, por usarem uma argola na orelha com o mesmo fim e, também, porque alguns dos conspiradores serem alfaiates.