Estudantes Municipais entram no clima da Copa do Mundo

08 de fev de 2012 - dev

A grande novidade do planejamento pedagógico das escolas municipais neste ano é a inserção do tema da Copa do Mundo da FIFA no universo escolar. A Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECULT), em parceria com o Escritório Municipal da Copa do Mundo da FIFA (ECOPA), elaborou o projeto “Palestras sobre a história do futebol. Rumo à Copa do Mundo de 2014”, que consiste em um conjunto de aulas e ações que serão desenvolvidas nas escolas, com o objetivo de envolver a comunidade estudantil no clima de preparação para o Mundial de futebol.

No planejamento, estão previstas diversas atividades que serão realizadas ao longo do ano, como palestras sobre a Copa ministradas por pessoas de grande representatividade no contexto esportivo baiano. Entre os assuntos contemplados pelo projeto, destacam-se a história do futebol, as regras de jogo, as características do campo e a Copa do Mundo. Além disso, os alunos irão participar de competições temáticas e haverá a instalação de murais nas unidades escolares, com informações atualizadas sobre o Mundial. Além disso, o tema será inserido no conteúdo programático das disciplinas.

Segundo a coordenadora do Programa de Educação Esportiva, Ivone Portela, a iniciativa irá possibilitar a mobilização da comunidade escolar em torno da Copa do Mundo e de sua contribuição social e econômica. “As ações irão contribuir com a ampliação do conhecimento cultural das crianças sobre cada país que participa do Mundial”, acrescentou a coordenadora.

Outro projeto, chamado A Copa vai à Escola, que visa realizar visitas de ícones do futebol baiano para bater um papo com os alunos municipais, está em vigor desde o ano passado e será intensificado em 2012.

Para o ECOPA, este é um dos principais investimentos que a prefeitura faz em relação à preparação da Copa do Mundo, visto que consiste na inclusão dos habitantes da cidade e no incentivo à elevação de sua auto-estima. “Consideramos este um dos principais legados da Copa, o social. Muitas de nossas ações serão voltadas para a comunidade escolar, é um investimento no futuro de Salvador”, afirmou o gestor do ECOPA, Leonel Leal.