Estudantes municipais participam do Festival de Karatê

26 de ago de 2010 - dev

Os atletas da rede municipal de ensino estão em clima de contagem regressiva para o Festival de Karatê das Escolas Municipais de Salvador. O evento, promovido pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), através da Coordenadoria de Esporte, Lazer e Entretenimento (Coel), será realizado neste sábado (28), a partir das 07h30, na Associação da Coelba (Adelba), na Paralela.

Um desfile com apresentações das escolas incluídas no projeto Karatê na Escola abrirá o evento, que terá a participação de atletas de diversas modalidades e disputas nas categorias masculina e feminina.
O Projeto Karatê na Escola visa desenvolver um trabalho sócio-pedagógico baseado na educação para o desenvolvimento da cidadania, além de proporcionar a construção dos efeitos e dos benefícios em prol do desenvolvimento físico, disciplinar, intelectual e dos valores.

Para a coordenadora do Programa de Educação Esportiva da Secult, Ivone Portela, o Projeto Karatê na Escola traz inúmeras contribuições para o desenvolvimento da criança em função do caráter educativo com respeito e valorização do colega de equipe, auxiliando a criança a ver e pensar o mundo de uma forma mais justa e igualitária.

“Nosso objetivo é ensinar as crianças o saber vencer e o saber perder, a obedecer regras, a saber cair, a se levantar com dignidade, conhecer o seu próprio potencial para que possam respeitar tanto os mais fortes, como os mais fracos, e também demonstrar a seriedade da proposta no seu aspecto formador de competências esportivas e sócio culturais”, destacou Portela.

Diante da grande aceitação e comprovação da importância do Karatê com ferramenta educativa, a Secult reforçou a parceria com a Federação Bahiana de Karatê, visando não só ampliar a oferta da referida modalidade, incluído mais 1000 (mil) alunos, como também, focar ações na perspectiva da inclusão social, oferecendo aos alunos da rede municipal interação com grandes mestres e professores.