Estudantes municipais preparados para o CEFET

29 de nov de 2008 - dev

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura, em parceria com a ONG Centro de Promoção Sócio-educacional Arquitetos do Futuro, realizou na última quinta-feira (27), no auditório da Faculdade 2 de Julho, a aula de encerramento do programa de inclusão e reforço escolar para alunos do 9º ano do ensino fundamental da rede municipal, denominado PRÉ-CEFET.

O programa contemplou e capacitou este ano cerca de 500 estudantes, desde o início do mês de julho, de 26 escolas municipais. O grupo foi dividido em quatro pólos (ICEIA, Hamilton Lopes, Leopoldo dos Reis e Nossa Senhora da Luz) com cursos presenciais das disciplinas de português, matemática, história e geografia com carga horária de quatro horas semanais. O objetivo foi fortalecer os conhecimentos dos alunos possibilitando melhor preparo para o ingresso no Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFET), no ano de 2009.

“Este é o terceiro grupo a se preparar para as provas conosco, totalizando aproximadamente 1300 estudantes e temos sempre conquistado 10% de aprovações nas seleções. Nós, professores, temos o maior prazer de ensinar esses estudantes, pois sabemos do esforço, capacidade e do potencial de cada um deles”, diz a professora Ana Moura.

Na ocasião, os quatro alunos que tiveram o melhor desempenho no simulado da prova receberam medalhas e troféu. O destaque mais uma vez foi o estudante Lucas Xavier, da Escola Municipal Maria Constança, que com apenas 13 anos já conseguiu ser premiado diversas vezes em olimpíadas de matemática realizadas em todo o país e agora recebe o troféu de aluno com melhor pontuação na simulação da prova.

Lucas não escondia a felicidade da nova conquista e diz ter certeza que com suas notas ele consegue motivar seus colegas a também obter uma boa qualificação nas seleções. “Além de estudar muito, eu tenho força de vontade para vencer na vida e com certeza vou consegui. Todos aqui também têm o mesmo potencial, pois estamos vindos da mesma base escolar”, explica o estudante.

Para o coordenador de ensino e apoio pedagógico da SMEC, Manoel Calazans, o sucesso de Lucas é um exemplo dos bons educadores que compõem a rede municipal de ensino. “Nós estamos conseguindo provar que também fazemos educação de altíssima qualidade e com seriedade. As premiações conquistadas por este aluno é a prova disso”, finalizou Calazans.

Os candidatos estarão disputando a 391 vagas distribuídas nos cursos de técnico em eletrotécnica, instalação e manutenção eletrônica, automação e controle industrial, manutenção mecânica industrial, operação de processos industriais químicos, análise química, geologia, hospedagem, refrigeração e edificações. As provas acontecem neste domingo (30).