Estudantes municipais são capacitados para combater as drogas

08 de ago de 2008 - dev

Na tarde de quinta-feira (7), o Ginásio Poliesportivo do SESI foi um verdadeiro palco de homenagens ao grupo de 1,4 mil alunos que receberam formação no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). A ação, que é uma parceria entre a Polícia Militar (PM) e Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), promove a prevenção, explicando os prejuízos e efeitos das drogas para a saúde através de palestras, peças teatrais e depoimentos.

O programa é aplicado em sala de aula e oferece atividades educacionais que visam proporcionar às crianças e adolescentes a consciência de construir um futuro com o exercício pleno da cidadania. As aulas ministradas estão organizadas no livro do estudante, em 10 lições de 60 minutos.Além do livro, a criança recebe um kit composto por camiseta e boné com a logomarca do programa e certificado de conclusão no dia da formatura.

A programação iniciou com o canto do Hino Nacional e da PM e seguiu com apresentações artísticas, grupo de rap e homenagens. Os alunos que mais se destacaram durante o curso foram premiados com bolsas de estudo, bicicletas, impressora e aparelhos de Mp4 e Mp3.

O evento contou com a presença do subcomandante geral da PM, Jairo Cunha, dos coronéis Gonzaga e Francisco César, do cônsul peruano, Emanuel Maluf e dos padrinhos da turma, o secretário de educação, Carlos Ribeiro Soares e a cantora Carla Perez.

De acordo com o subcomandante Jairo Cunha, maior autoridade militar no evento, a presença do policial na escola traz segurança a toda comunidade escolar. “As informações transmitidas às crianças a respeito das drogas, atuam como uma vacina, para que, conscientizadas, possam dizer Não às drogas”, ressaltou.

A madrinha Carla Perez que abrilhantou ainda mais o evento, cantando e enviando mensagens de carinho, destacou a importância das ações. “Nossas crianças precisam de amor e instrução, o PROERD faz isso com muita responsabilidade social, sinto-me honrada em participar de uma ação como esta. Parabéns à Polícia Militar, parabéns à Secretaria de Educação e parabéns aos alunos”, frisou.

Os alunos encerraram o dia fazendo um juramento, garantindo lutar em combate às drogas e violência, além de multiplicar os conhecimentos para as pessoas que não puderam participar do curso. No segundo semestre de 2008, a PM e SMEC pretendem formar um número ainda maior de crianças. A meta é levar o PROERD à toda rede de ensino da cidade.