Estudantes municipais são premiados em concursos de redação

22 de dez de 2010 - dev

Quatro estudantes de escolas públicas de Salvador concluem o ano letivo de 2010 com muitos motivos para comemorar. Eles foram premiados em concursos locais e nacionais de redação, cujo objetivo era estimular a leitura e a escrita, além de disseminar o conteúdo trabalhado nos textos.

A aluna Rebeca Cerqueira, 10 anos, da Escola Municipal Parque São Cristóvão, foi a grande vencedora do concurso de redação “Segurança alimentar, de onde vem o alimento que chega às nossas mesas”, promovido pela Seagri/Adab, com apoio do Sindcarnes, durante a Fenagro 2010. Ela recebeu certificado de ganhadora do concurso e um computador na tarde desta terça-feira (21).

Outros dois alunos foram premiados no mesmo concurso. Os estudante Gabriel Silva de Souza, da Escola Municipal José Calazans Brandão da Silva, classificado em segundo lugar, recebeu uma bicicleta. Já a terceira classificada, Suzan Gabriela Vieira, também da Municipal Parque São Cristóvão, foi premiada com um telefone celular.

Buscando facilitar o desempenho dos estudantes no processo de leitura e escrita, os corpos docentes das escolas públicas promovem projetos de incentivo à leitura, estimulando os alunos a lerem e escreverem. Atividades produzidas em sala de aula como a construção de textos, leitura coletiva e individual, são práticas que possibilitam o gosto pelo hábito para a produção de textos e a leitura de livros.

Marinha – Outra aluna da rede premiada foi Iuqueslaine Sales Barbosa da Escola Municipal Sebastião Dias. A garota ficou em 1º lugar do Ensino Fundamental do concurso de redação da Operação “Cisne Branco”, atividade social conduzida pela Marinha do Brasil. A iniciativa teve como objetivo despertar nos jovens o interesse por assuntos ligados ao Poder Marítimo, Naval e a Amazônia. A estudante foi premiada com um computador.

Para o coordenador de Ensino e Apoio Pedagógico da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), Manoel Calazans, tanto no desenvolvimento da leitura, quanto no da escrita, pais e professores são mediadores indispensáveis no processo de aprendizagem dos estudantes da rede.