Estudantes municipais são premiados em Olimpíada de Matemática

11 de jul de 2008 - dev

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), entregou nesta quinta-feira (10) medalhas de ouro, prata, bronze e menção louvável para 172 estudantes que foram classificados na 3º Olimpíada Municipal de Matemática.

O evento realizado no salão nobre da reitoria da UFBA, sediado no Canela, contou com a presença de autoridades, alunos, pais, mães, professores, e diretores das 27 escolas que tiveram melhor desempenho na olimpíada, lotando o espaço. Ao som de um flautista, o público cantou o Hino Nacional, dando início à cerimônia de premiação.

“Temos certeza de que com essa ação ajudamos a aumentar a auto-estima dos educandos e educadores da rede municipal, que já nos provaram que são inteligentes e muito capazes”, diz a coordenadora do evento, Luzinalva Miranda.

O coordenador de Ensino e Apoio Pedagógico da SMEC, Manoel Calazans, parabenizou a iniciativa e considerou o momento como de muita festa e alegria para toda a rede municipal, pois para ele ações que visem a melhoria do ensino público devem se tornar referência para todo o país. “O projeto é importante porque valoriza os nossos alunos dando diferencial, oportunidade e conhecimento”, afirma Calazans.

Lucas Xavier, estudante da escola Municipal Maria Constança, é um exemplo que comprova a afirmação do coordenador. O menino, com apenas 13 anos, já conseguiu ser premiado diversas vezes nas competições realizadas em todo País, chegando a se destacar no ano de 2006 em terceiro lugar na Olimpíada Nacional de Matemática.

A nível municipal, Lucas este ano mais uma vez conseguiu se destacar, só que desta vez, o garoto levou para casa a medalha de ouro. Por conseguir realizar uma das melhores pontuações da prova o estudante também ganhou uma calculadora cientifica. “Não importa se a escola é pública ou particular, o que vai fazer a diferença é o empenho do aluno. Eu me dediquei e estudei muito, por isso consegui ser um dos melhores. Agora passar no vestibular é fácil”, diz Lucas.