Estudantes municipais terão aulas em tempo integral

22 de ago de 2008 - dev

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) realiza, nos próximos dias 25 e 26 de agosto (segunda e terça-feira), o primeiro encontro de formação do programa de educação integral Mais Educação, na Escola Municipal Baronesa de Sauípe, no Largo do Papagaio. A ação é fruto da parceria com o Governo Federal que visa contribuir para a formação integral de crianças e adolescentes, através de diferentes ações, projetos e programas, com atividades extracurriculares.

O programa é uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e prevê a ampliação das atividades escolares para além do cronograma diário normal.
Inicialmente, o Mais Educação será implantado em 18 escolas do município. O projeto pedagógico das unidades passará a contar com atividades de arte, esporte, cultura e atendimento individualizado que serão realizados no contraturno das aulas, com o objetivo de melhorar o rendimento do aluno e do aproveitamento do tempo escolar

De acordo com Secretaria de Educação, a idéia é levar o projeto às comunidades com acentuados índices de vulnerabilidade social, pobreza e violência, criando alternativas para formação plena da cidadania à população. A ação pretende reverter os índices sociais negativos, assim como as condições que podem levar à violência e desagregação social generalizada.

Seis ministérios atuam em conjunto na formulação das políticas públicas do Programa – Educação (MEC), Cultura (MinC), Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Esporte (ME), Ciência e Tecnologia (MCT) e Meio Ambiente (MMA), além da Secretaria Nacional da Juventude.