Estudantes participam de Circuito Artístico e Literário

16 de set de 2010 - dev

Quem passou pela Estação de Trem da Calçada na manhã desta quinta-feira (16) pôde visitar exposições, participar de sarau, ler poesias e assistir peça teatral. As atividades foram realizadas por estudantes e educadores das escolas públicas. A iniciativa integra o I Circuito Artístico e Literário promovido pela Coordenadoria Regional de Ensino (CRE) Subúrbio I com a participação de 11 Unidades Escolares.

A abertura das atividades foi puxada pela Fanfarra FANMUITA, com a participação de mais de 50 estudantes da Escola Municipal Cidade de Itabuna. A Escola Municipal Coração de Jesus realizou apresentações de ballet e danças folclóricas com a história do Bumba Meu Boi. O grupo de hip hop da Municipal Santa Luzia do Lobato deram um show de dança empolgando toda a platéia.

Teatro de fantoches, música gospel, demonstrações de cordel, ginástica rítmica e capoeira também fizeram parte da programação que foi dividida pelos espaços: palco, literatura em movimento e stands com feira de livros e exposições de arte visual.

O turista mineiro Aramilton Sena, que passou pelo local durante as apresentações, afirmou estar surpreso em ser recebido com tanta alegria pelos estudantes das escolas públicas. “Estava passando por aqui e me encantei com a disposição e a criatividade das crianças. Acho de grande importância os professores promoverem atividades lúdicas”, contou.

Micaias Oliveira dos Santos, aluno do 2º ano da Municipal Coração de Jesus, sentou na primeira fila para assistir as apresentações dos colegas. “Valeu à pena vir e participar deste dia super diferente. Adorei!”, comentou.

Durante o turno vespertino, o sarau literário composto por alunos do 3º a 5º ano da Municipal de Itacaranha Manoel Faustino, incentivou os demais estudantes à prática da leitura. “Através destas iniciativas promovemos a valorização da cultura, o incentivo à leitura, além da socialização e integração com alunos de outras escolas”, pontuou Jacireme Piedade, coordenadora da CRE.