Estudantes prestam homenagem aos Heróis da Revolta dos Búzios

12 de ago de 2008 - dev

Na manhã desta terça-feira (12) alunos da rede municipal e estadual de ensino prestaram homenagem aos 210 anos da Revolta dos Búzios, com objetivo de lembrar a luta pela liberdade e igualdade racial onde os líderes dessa revolta foram enforcados em praça pública.

Na abertura, cerca de 80 estudantes cantaram o Hino Nacional junto com a banda de música do Corpo de bombeiros. Em seguida, a Escola Municipal do Parque São Cristóvão apresentou o Hino do congresso Africano, cantado pelos alunos, em sua língua original.

Um jogral com versos, músicas e danças folclóricas foi apresentado com muita motivação pelos estudantes da Escola Municipal Manoel Lisboa e pelos alunos da Municipal Martagão Gesteira. “Esse trabalho foi desenvolvido em sala de aula, onde as crianças puderam conhecer e entender de fato a importância desta data para a Bahia, desconhecida por muitos baianos” explicou a professora Adriana Sobrinho, da Martagão Gesteira.

A homenagem também contou com uma peça teatral, encenada pelos alunos da Escola Municipal Paroquial Paulo VI, que representaram como aconteceu a organização da revolta, dando ênfase a todos os momentos, até o enforcamento dos líderes.

Estudantes da Escola Estadual Classe IV, também participaram do encontro, e apresentaram dança afro, retratando a cultura popular baiana. O evento encerrou com a apresentação da Escola Olodum, que animou a festa de todos que passavam pela Praça da Piedade, cenário onde aconteceu todo movimento.