Estudantes são capacitados em direitos humanos

11 de dez de 2008 - dev

O auditório do Ministério Público (MP) recebeu os 215 alunos da rede municipal que concluíram o curso do Programa de Educação em Direitos Humanos (Progredh). A ação, que é fruto da parceria entre o MP e Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), é um projeto interinstitucional e tem como objetivo formar e capacitar em direitos humanos estudantes do ensino fundamental.

“Formar sujeitos de direitos, visando prevenir a violência e a evasão no ambiente escolar, assim como estimular uma cultura de paz, tolerância e respeito às diferenças é a nossa missão”. Essa foi a declaração da idealizadora do Progredh, a promotora de justiça Márcia Virgens. Segundo ela, o consumo de drogas e gravidez precoce também são fatores que contribuem para a evasão. “Buscamos um projeto para reverter esse quadro”, declarou.

O coordenador pedagógico da SMEC, Manoel Calazans, destacou que a alegria e o entusiasmo dos estudantes da rede municipal são os fatores principais para o sucesso dos projetos sociais, desenvolvidos pela secretaria. “Temos uma juventude ativa e com disposição suficiente para a construção de um mundo melhor”, frisou. Calazans também afirmou que a oferta de um programa dessa natureza é a prova de que os alunos da rede pública municipal dispõem de uma educação de qualidade.

Mariluce Batista, de 14 anos, representou os 215 formandos e, emocionada, ressaltou as principais lições que aprendeu no curso. “Conseguimos aprender o necessário para caminhar de cabeça erguida, sabendo dos nossos direitos e deveres perante a sociedade”, assegurou. A jovem garantiu ainda que todos os cursistas conseguiram minimizar alguns problemas das suas escolas, já que levaram para os colegas, que não tiveram a oportunidade de participar do Progredh, conhecimentos adquiridos no curso.