Estudantes têm à disposição aulas multimídia

16 de maio de 2007 - dev

Já estão disponíveis para alunos de 125 escolas da rede municipal de ensino as aulas multimídia. Hoje (16), na Secretaria Municipal da Educação e Cultura, foi concluída a primeira etapa da capacitação em tecnologia voltada para os professores. Os temas dos conteúdos das aulas foram propostos pelos docentes e elaborados pelo Centro de Produção de Aulas Multimídia.

Os professores escolheram temas como água; limpeza urbana; violência; mercado de trabalho; pontos turísticos e cultura baiana. Segundo a consultora Edna Barreto, agora é necessário que os docentes tomem a iniciativa de se adequar a este novo recurso tecnológico.

O subsecretário municipal de Educação e Cultura, Cláudio Silva, iniciou a reunião ressaltando como as aulas multimídia serão importantes para a melhoria da qualidade da educação pública municipal. Já o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, enfatizou que este projeto oferece às instituições de ensino um sistema de tecnologia que nunca existiu na rede e terá como resultado “um maior desenvolvimento dos nossos alunos”.

A interação do processo de ensino e aprendizagem é uma das inovações das aulas multimídia. De forma virtual, os professores e alunos podem realizar a solicitação de novas aulas, modificarem as já existentes e também deixar recados no quadro de aviso. As aulas possuem diversas imagens em movimento relacionadas ao tema; textos apresentados por professores e outros pesquisados, além de animações, dentre outros recursos.

Segundo a diretora da Escola Olga Figueiredo de Azevedo, Tâmara Batalha, o programa foi muito bem elaborado, “com qualidade e recursos maravilhosos. É claro que o novo assusta, mas este programa está tendo uma boa aceitação”, avaliou.

Atualmente, 146 unidades de ensino contam nas suas dependências com laboratórios de informática. Até o final de 2004, somente 46 escolas da rede municipal de ensino tinham infocentros. E atualmente, todas as 367 escolas estão conectadas à internet banda larga.