Estudantes transformam Praça Municipal em área de lazer

11 de out de 2011 - dev

Brincadeiras, palhaços, presentes, cachorro quente, pipoca, maçã do amor, refrigerante e muita diversão. A festa do Dia das Crianças para cerca de 500 alunos da rede pública de Salvador foi como manda o figurino e surpreendeu quem passou pela Praça Thomé de Souza, na tarde nesta terça-feira (11). A animação da festa ficou por conta da Turma do Tio Paulinho, que não deixou ninguém parado.

O “Dia D da Infância” também marcou a premiação dos doze vencedores do concurso “Prefeito por um dia”, realizado pela Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), que mobilizou, durante 15 dias, cerca de 39 mil alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental. Os estudantes foram premiados com kits de literatura e serão recebidos pelo prefeito João Henrique Carneiro.

A abertura da programação foi realizada pelo secretário João Carlos Bacelar, e pelo chefe da Casa Civil, João Leão, que representou o prefeito. Leão parabenizou a Secult pelo excelente trabalho que vem realizando e por proporcionar uma tarde especial para os alunos da rede e quis saber de cada um dos “prefeitos” quais foram as suas propostas.

Bacelar destacou que estava muito contente com o resultado do concurso e parabenizou a todos os docentes pelo excelente trabalho realizado nas escolas da rede. “Quero parabenizar a todos os professores que trabalham para tornar a rede municipal de Salvador a melhor do país. O resultado não poderia ser outro, se não este que vimos neste concurso”, comemorou. “E vocês aproveitem cada momento, porque, somente através da educação, vocês serão prefeitos, médicos, advogados e chegarão aonde quiserem”, disse aos alunos.

Graziele Borges Cruz, 10 anos, aluna da Municipal Durval Pinheiro, no Alto da Terezinha, foi vencedora na categoria destaque e estava muito orgulhosa do prêmio. “Me inscrevi no concurso porque eu vejo muitas pessoas pobres nas ruas, que não tem condições de comprar uma merenda, de levar os filhos para escola, e que queria muito mudar isso. Queria que o prefeito fizesse aceitasse minhas propostas”, disse.

FOLIA – Depois da premiação, foi hora de cair na brincadeira, escolher o desenho para pintura no rosto, pagar prendas para as tarefas não realizadas e se deliciar com os lanches. Durante mais de uma hora, Tio Paulinho e sua trupe comandaram a garotada e literalmente fizeram a festa.

Além das brincadeiras, os estudantes aproveitam também a ação do Escritório Municipal da Copa (Ecopa), que esteve no local com uma equipe oferecendo bexigas e ventarolas e destacando a importância do esporte para a vida da criança e do adolescente.

Confira a lista de vencedores do concurso:

– Grazielle Borges Cruz – DESTAQUE
Escola Municipal Durval Pinheiro
Série: 5º
CRE: Subúrbio I

– Carla Letícia Souza Bastos
Escola Municipal Austricliano de Carvalho
Série: 4º B
CRE: São Caetano

– Daiara Maria
Escola Municipal São Domingos
Série: 5º
CRE: Subúrbio II

– Ezequiel Santos da Silva
Escola Municipal Carlo Novarese
Série: 5º B
CRE: Liberdade

– Hércules de Almeida Silva
Escola Municipal Pedro Álvares Cabral
Série: 5º
CRE: Cajazeiras

– Igor Santos C. de Sá
Escola Municipal Casa da Amizade
Série: 4º A
CRE: Orla

– João Henrique S. Cruz
Escola Municipal Braz do Amaral
Série: 5º
CRE: Centro

– Luana Silva Souza
Escola Municipal Eufrosina Miranda
Série: 5º
CRE: Subúrbio I

– Mailquisson de Jesus Santos
Escola Municipal São Marcos
Série: 5º A
CRE: Pirajá

– Maria Yasmin dos Santos Magalhães
Escola: IMEJA
Série: 5º
CRE: Itapuã

– Monique S. de Jesus
Escola Municipal Nova Sussuarana
Série: 5º B
CRE: Cabula

– Tauan Araújo Rocha
Escola Municipal Hilberto Silva
Série: 4º A
CRE: Cidade Baixa