Estudantes visitam a casa de Castro Alves

13 de mar de 2009 - dev

Meninos e meninas da Escola Municipal Maria Quitéria visitaram, na manhã desta sexta-feira (dia 13), as dependências da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) para relembrar a história da antiga casa do poeta Castro Alves. A ação também marca a comemoração do Dia da Poesia (14 de março).

Na chegada, os estudantes foram recebidos pela personagem histórica Sinhá Janinha, representada pela subcoordenadora de Assistência ao Educando, Valda Marques.

Para a diretora da unidade, Alda Conceição, passeios como estes estimulam o conhecimento, através da história viva. “Educação se faz fora dos muros da escola, trazendo a realidade na prática e estimulando o conhecimento”, afirmou.

Por meio de contos e histórias, os alunos descobriram que o terreno que hoje abriga a secretaria já passou por muitas mudanças. Já sediou a Fazenda Boa Vista e também foi adaptado para funcionamento do Hospital Asilo de Alienados, Hospício São João de Deus e Hospital Juliano Moreira. Em 1986, passou a ser sede da Secretaria, depois de ter abrigado a Prefeitura de Salvador. “Nunca mais eu vou esquecer a história desse casarão. Me senti naquela época”, declarou a aluna Alana Vitória, 9 anos.

O aluno Vinícius Guimarães encarnou o poeta e apresentou, aos servidores e funcionários do órgão central, poesias como “Tragédia no Lar”, “Paixão” e “Vozes da África”, acompanhado pelos estudantes do grupo.