Estudantes visitam Forte São Marcelo

28 de fev de 2007 - dev

A partir do dia 07 de março, os estudantes do Ensino Fundamental conhecerão a história do Forte São Marcelo, através de uma visita à fortaleza, que defendeu Salvador contra os ataques dos holandeses. A ação é promovida pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura, em parceria com a Mídia Z. O projeto iniciado no ano passado irá beneficiar, até maio, 1280 alunos de 16 escolas da rede municipal de ensino.

Durante o passeio cultural, crianças e adolescentes poderão explorar as dependências do Forte São Marcelo, admirar as exposições de fotos, pinturas e vídeos da antiga Salvador. Eles terão uma verdadeira aula de história, conhecendo uma cela, onde ficavam cerca de cem prisioneiros. Também poderão ver a cela que o general farroupilha Bento Gonçalves ficou aprisionado.

Para o secretário municipal da Educação e Cultura, Ney Campello é muito importante apresentar para os estudantes a história de Salvador. Ele afirma que o aprendizado “A visita ao Forte São Marcelo é uma verdadeira aula pública, cultural e histórica. A educação está além de uma estrutura física da escola, isto faz parte da concepção de uma Cidade Educadora, capaz de conduzir os seus alunos ao aprendizado de qualidade e interdisciplinar”, ressalta.

Reforma – A fortaleza foi reformada pela Prefeitura Municipal do Salvador, em parceria com a empresa de equipamentos eletrônicos LG e pela loja de eletrodomésticos Insinuante, tendo como investimento R$ 2 milhões. O local possui espaço para eventos, auditório, salas de exposição e midiateca. Um restaurante e uma loja de suvenires e produtos culturais completam a série de atrações.

O público também tem acesso as exposições permanentes batizadas de Memórias do Mar, Memórias do Forte e Memórias da Cidade que utilizam tecnologia de ponta das empresas patrocinadoras. Monitores de Plasma e LCD de última geração, cinemotion 4D, simuladores digitais e instalações cenográficas resgatam as informações históricas e culturais de forma interativa.

História – O Forte São Marcelo (antes denominado Forte de Nossa Senhora do Pópulo) foi a segunda fortaleza marítima erguida no porto de Salvador. Sua construção foi iniciada em 1650, por determinação do rei de Portugal D. João VI, para aumentar a defesa de Salvador contra a invasão holandesa. A obra, que só foi concluída em 1728, possui um formato arredondado que possibilita que sua artilharia dispare em qualquer direção, único das Américas nesse modelo.

O Forte tornou-se uma imponente construção militar, que já foi responsável pela guarda do porto e integrou a rede de fortificações que defendeu a maior cidade das Américas das invasões holandesas, corsários e piratas. No final do século XVIII serviu para prisão de estudantes relapsos e indisciplinados e importantes personagens históricos como o líder da Revolta dos Alfaiates, Cipriano Barata e o general farroupilha Bento Gonçalves.