Evento atualiza secretários sobre ações do MEC

11 de mar de 2009 - dev

Mais de 300 secretários municipais de Educação de todo estado da Bahia estão reunidos, no Hotel Pestana, com o objetivo de conhecerem mais sobre os programas e projetos da educação básica do Governo Federal. No evento, que acontece de 9 a 13 de março, serão apresentadas também as diretrizes do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que traça estratégias para o crescimento, a médio e longo prazo, do sistema público educacional.

O secretário Carlos Ribeiro Soares, que representou o prefeito da capital na solenidade de abertura, elogiou o evento e disse que a ação servirá para fortalecer o desempenho da sua gestão. Isso porque, a discussão de assuntos como Educação de Jovens e Adultos, Censo Escolar, Provinha Brasil e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), dará mais substância para que a equipe da Secretaria de Educação de Salvador possa avaliar os resultados obtidos no município e buscar o aproveitamento total dos programas implementados. “No ano passado Salvador deu um grande salto nas avaliações do Ideb. Em 2005, ocupávamos a desconfortável posição de 26º lugar e após dois anos de trabalho intenso, avançamos 10 posições entre as capitais”, declarou Soares, frisando que a meta é atingir as primeiras posições, nos próximos anos.

Também estiveram presentes na cerimônia de abertura importantes autoridades da educação, das esferas Federal, Estadual e Municipal, como a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Maria do Pilar, a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Maria das Graças Bispo, e o secretário da Bahia, Adeum Sauer.

Trabalho da SMEC repercute no interior

O encontro também serviu para a socialização e troca de experiências entre os gestores. O trabalho realizado pela atual gestão da SMEC foi destacado por secretários de Educação do interior baiano, como o de Una, Antônio Santana.

Entre as ações da Prefeitura de Salvador, a aplicação imediata da Lei Federal que trata do piso salarial dos professores e o cuidado com o plano de carreira do magistério são considerados exemplos de administração para o unense. “O secretário Carlos Soares desenvolve um trabalho muito positivo na educação de Salvador. Os resultados estão repercutindo por toda Bahia e servem como espelho para todos os dirigentes”, elogiou Santana.

Em janeiro deste ano, a SMEC viabilizou o reajuste salarial imposto pela Lei Federal que determina o piso dos docentes para R$ 950, que começou a ser pago em janeiro. Quanto aos profissionais que evoluíram no plano de carreira por concluírem curso de pós-graduação, estes passarão a receber em média um salário de R$ 1.230 iniciais.