Evento discute “Produções Científicas da Rede Municipal de Educação da Cidade do Salvador”

14 de set de 2017 - Publicidade

“Produções Científicas da Rede Municipal de Educação da Cidade do Salvador” foi o foco das discussões nesta quarta-feira (13) durante o Seminário de Produções Científicas: Socializando Conhecimentos, que reuniu na Universidade Estadual da Bahia (Uneb) cerca de 100 participantes. Promovido pela Rede de Memórias da Educação Municipal (Rememu), no âmbito do Projeto Memória da Educação da Bahia (Promeba), o evento foi coordenado pelas professoras Jaci Maria Ferraz de Menezes e Elizabete Santana, doutoras em Educação, e abordou pesquisas e estudos referentes à memória das escolas públicas municipais de Salvador.

O Seminário teve participação dos professores Natanael Bomfim (PPGEDUC), Marcus Túlio (Gestec), Marcia Rios da Silva (PPGEL), Patrícia Lessa (MPEJA), Raquel Souza (PROGRAD), Jaci Menezes (PPGEDUC/SMED), Carlos Eduardo Santana (SMED) e Lindalva Oliveira, do Conselho Municipal de Educação (CME), que participaram da mesa de abertura e falaram sobre os Desafios da Pesquisa na Educação Básica. No turno da tarde, foram realizadas dez mesas temáticas, que abordaram a inter-relação da Educação com outras áreas ou aspectos e questões sociais, como saúde, inclusão, gestão, memória, gênero, linguagens, entre outras. O evento foi direcionado a professores, gestores e coordenadores pedagógicos do ensino público municipal e funcionários e estudantes da Uneb.

SAIBA MAIS _ O Projeto Memória da Educação da Bahia— Promeba, fundado em 1997, é parte integrante do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, na linha de pesquisa “Processos Civilizatórios: Educação, Memória e Pluralidade Cultural”. Ele agrega pesquisadores de diversas áreas afins da História da Educação da Bahia. Ao longo de sua existência, vem organizando uma “Memória” da Educação no Estado, desenvolvendo estudos sobre temas regionais e formalizando uma rede de pesquisadores sobre educação na Bahia (Redememo).

Como fruto de tais pesquisas, foram recuperadas e produzidas informações sobre fontes para o estudo da educação na Bahia, legislação, bibliografia, acervos, que formam uma base documental importante. Dentro das discussões sobre a rede de pesquisadores, surgiu a Rede de Memórias da Educação Municipal (Rememu), que pretende trazer à tona pesquisas e estudos referentes à memória das escolas públicas integrantes da rede municipal da Cidade do Salvador.

Desde sua criação, algumas ações tornaram visíveis práticas exitosas e pesquisas acadêmicas produzidas pela Rede Municipal, buscando assim evidenciar a diversidade e multiplicidades de ações e pesquisas produzidas por educadores e gestores da rede municipal de ensino.