Evento marca encerramento de formação para alfabetizadores

16 de jun de 2008 - dev

Nesta terça-feira (17) será realizada solenidade de encerramento do curso de formação inicial para mais de 2 mil alfabetizadores do Salvador Cidade das Letras/Brasil Alfabetizado. Durante o período de aulas, os participantes conheceram o processo de construção de conhecimento e tiveram acesso a todo material de apoio pedagógico. Após a conclusão, terão mais 64 horas de formação continuada, paralelamente com as atividades de ensino, que serão iniciadas no dia 13, quando serão agentes fundamentais no processo de alfabetização de cerca de 40 mil soteropolitanos inscritos.

O Salvador Cidade das Letras/Brasil Alfabetizado – curso de alfabetização de jovens e adultos, promovido pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), em parceria com o governo federal -, tem duração de oito meses, com carga horária total de 320 horas. Em 2008, cerca de 40 mil soteropolitanos foram inscritos. As aulas acontecerão de segunda a quinta-feira nos espaços localizados em instituições comunitárias, de ensino superior e sedes de movimentos sociais, associações de moradores, clubes de mães, grupos religiosos e em escolas da rede municipal ou estadual, dependendo do local indicado pelo alfabetizador.

O programa também incentiva a continuidade dos estudos, encaminhando os alfabetizandos ao Segmento da Educação de Jovens e Adultos (SEJA), da rede municipal de ensino. Salvador Cidade das Letras proporciona transformação social através do ensino da escrita e leitura, que contribuem para construção da consciência crítica.