Eventos esportivos e culturais marcam mês de agosto na Escola Fernando Presídio

23 de ago de 2017 - Publicidade

O mês de agosto na Escola Municipal Fernando Presídio, localizada em Tubarão, foi marcado por eventos muito especiais e de grande envolvimento da comunidade escolar e local: a primeira edição dos Jogos Estudantis Fernando Presídio e as apresentações do Folclore Cênico. As duas atividades representaram momentos de integração, participação e desenvolvimento pedagógico para os estudantes da escola.

De acordo com a diretora Cassia Silva Santos Goes, os Jogos Estudantis foram instituídos com objetivo de implantar ações de revitalização da Educação Física e do Esporte Escolar e também para promover a inclusão social dos alunos. O projeto visa ainda desenvolver o intercâmbio desportivo entre as turmas, elevar o potencial técnico-tático dos alunos e priorizar a pedagogia do desporto escolar, enquanto meio de educação continuada e construção da cidadania.

 Os torneios da primeira edição dos Jogos ocorreram no dia 10 de agosto, em comemoração ao Dia do Estudante. As modalidades disputadas foram futsal e baleado, com times masculinos e femininos. Participaram alunos do 1º ao 5º anos, do Se Liga e do Acelera. “O dia dedicado aos jogos estudantis foi de integração e alegria. Conseguimos reunir as famílias para um dia especial na escola. Dessa forma, comemoramos o Dia do Estudante e também o Dia dos Pais. A vibração dos pais torcendo por seus filhos foi fantástica!”, diz Cássia.

FOLCLORE_ No dia 22 de agosto, toda a escola se mobilizou para o evento Folclore Cênico, marcado por apresentações de música e dança sobre o folclore nacional. O evento foi construído de forma participativa pelos alunos em sala de aula e envolveu estudos e pesquisa, bem como a preparação das coreografias e dos figurinos.

A ideia do projeto foi resgatar o conhecimento sobre cultura popular, a partir de um trabalho interdisciplinar. “Foi uma construção intensa e participativa, com grande envolvimento das crianças com a temática. As apresentações foram lindas, cheias de vida e de alegria. E foi muito gratificante ver as famílias contribuindo com todo o processo”, afirma a diretora.

As apresentações foram organizadas por tema, ligado a cada região brasileira:

1º ano- O canto da sereia- Região Norte

2º ano- Maculelê- Região Nordeste

3º ano- Saci Pererê- Região Sul

4º ano- Congada- Região Sudeste

5º ano- Catira- Centro Oeste

Galeria de fotos I Jogos Estudantis:

Galeria de fotos Folclore Cênico: