Ex-aluno lança livro na Escola Municipal Climério de Oliveira

13 de abr de 2012 - dev

Uma festa com direito a recital de poesia e um coquetel foi organizada por professores, funcionários e alunos da Escola Municipal Climério de Oliveira, na última sexta-feira (13), para homenagear o lançamento do livro A cobrinha que queria ser diferente, do escritor e ex-aluno da instituição, Antônio Monteiro. A tarde de autógrafos foi uma ação do projeto Tempo de Leitura, implantada pela escola com o objetivo de incentivar a leitura entre os estudantes.

Aluno da unidade de ensino entre os anos de 1955 e 1959, o autor, de 64 anos, retornou à instituição que considera sua grande incentivadora no mundo da leitura para lançar o seu primeiro livro infanto-juvenil, o 13º de sua carreira. “Essa escola sempre foi muito especial para mim. Foi aqui que conheci grandes amigos e despertei ainda mais o meu interesse pela leitura. Não era o melhor aluno, mas gostava muito de ler e era sempre requisitado pelos professores para fazer leitura de textos”, lembra.

A mensagem de incentivo e autoconhecimento ao público é transmitida pelo livro, que conta a história de uma cobrinha que não estava feliz em ser ela mesma, mas que acaba reconhecendo a importância da autoestima. ‘Se não aceitarmos como somos, perdemos o nosso valor diante dos outros”, diz o autor em seu livro.

Para a diretora da Climério de Oliveira, Ozana Lúcia Rosário, a visita do escritor Antônio Monteiro é uma forma de demonstrar para os estudantes a importância e o papel transformador da leitura na vida das pessoas. “Eles podem ver de perto um exemplo de sucesso de um estudante e ex-morador do bairro do Lobato, que se tornou um escritor”, avalia.

Os estudantes não esconderam a euforia em conhecer de perto o escritor. Foi o caso de Naiara Bonfin dos Santos, 10 anos, aluna do 5º ano, que diz ser fã da leitura. “Estou achando muito bacana ele ter vindo aqui. Gosto de ler e também penso em escrever um livro um dia”, contou a garota. Para ela, a história contada pelo livro faz com que muitas pessoas reflitam a importância de se aceitarem. “Assim podemos tentar ser alguém na vida”, diz.

Tempo de Leitura

O projeto Tempo de Leitura, da Escola Municipal Climério de Oliveira, é uma ação pedagógica implantada no início do ano, com o objetivo de estimular a leitura entre os estudantes. “Notamos a dificuldade que os alunos têm em se interessar pela leitura. Esse visa incorporar o hábito de ler no dia-a-dia deles”, explicou a professora, Celina Santana.

Na ação, estudantes passam a dedicar uma hora diária, dentro das atividades escolares, para ler livros literários numa roda de leitura ao lado dos professores da instituição. Também são realizadas atividades como história cantada e apresentação teatral, onde os estudantes apresentam o enredo de cada tema de forma lúdica.