Ex-atleta olímpico fará palestras para alunos da rede municipal

12 de set de 2007 - dev

Antonio Luiz Diniz

A Coordenação do Programa de Educação Esportiva da Secretaria Municipal da Educação e Cultura vai promover uma série de palestras para os alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino, mostrando a importancia do esporte como instrumento de inclusão social. Para falar sobre o tema foi escolhido o professor Gilson Trindade, que defendeu a Seleção Brasileira de Basquete em Jogos Pan-Americanos e Jogos Olímpicos e tem uma experiência com este tipo de trabalho, realizado na periferia de São Paulo e também nos Estados Unidos.

A professora Ivone Portela, Coordenadora de Esportes da SMEC, disse que este trabalho que será desenvolvido por Gilson, segue a política de incentivar a prática do desporto entre os alunos do município, que foi implantada pelo secretário Ney Campello, em toda Rede Municipal. As palestras começam no dia 17 e vão beneficiar todos os alunos da 5ª à 8ª séries.

Gilson, que é baiano, estudou no Colégio Anísio Teixeira, na Caixa D´Águan e, através do esporte, conheceu o mundo. Desde 1980, quando ainda integrava a Seleção Brasileira de Basquete, ele começou a ministrar essas palestras, falando de sua trajetória nas escolas da rede pública de São Paulo. Gilson falou que quando morou nos Estados Unidos também teve essa experiência nas Elementary Schools e High Schools, em New England, na região nordeste dos EUA. “É sempre uma emoção poder falar sobre minha carreira e das experiências vividas com as diversas culturas dos países de quase todo o mundo e podee ampliar meu grau de conhecimento num diálago franco e aberto com os jovens e seus familiares”, relata Gilson.

Quando encerrou a carreira de atleta, Gilson, que é graduado em administração de empresas pela University of Rhode Island, pós-graduado em línguas estrangeiras – inglês e espanhol- U.R. I-USA e bacharel em direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas, passou a prestar serviços às classes estudantil e empresarial com o firme propósito de promover a diversidade e a inclusão no mercado de trabalho. Ele sempre ministrou palestras em universidades norte-americanas, argentinas e brasileiras. Também foi palestrantes em diversos congressos empresariais, agregando valores através de uma analogia entre a carreira do atleta Olímpico e as diversas culturas e o ambiente corporativo.

Segundo Gilson, seus relatos são sempre sobre temas como educação, esporte e cultura versus o trinômio maléfico – delinqüência, marginalidade e criminalidade – têm sido de amplo interesse para educadores, estudantes e familiares, numa abordagem simples e direta que identifica os obstáculos, os desafios propostos e uma ampla reflexão sobre os males que assolam a nossa sociedade. “As palestras propõem uma intensa reflexão das ações benéficas e maléficas que rodeiam os principais atores da construção da cidadania das crianças e adolescentes, ao mesmo tempo em que mostra a necessidade de recuperar exemplos de insucesso e sucesso no cotidiano da vida e sinaliza caminhos e possíveis soluções para os males que atigem a todos nós – a exclusão e a violência -, sugerindo a diversidade cultural, o respeito às diferenças e a inclusão com responsabilidade social.

A metodologia que será aplicada neste ciclo de palestras, inova com o aspecto motivacional, permitindo a interatividade desde o início até a conclusão do encontro.O tema principal que será levado aos alunos da 5ª à 8ª séries da Rede Municipal de Ensino será “A família e o Desporto Escolar uma parceria de sucesso”.
Nos encontros serão debatidos os temas: Trajetória de um vencedor; Um olhar sobre o Desporto Escolar como ferramenta educacional, e de inclusão social, e A família e a escola, um time motivado para o sucesso.

Entre os objetivos se destacam: Despertar à cidadania de crianças e jovens adolescentes; Colaborar para diminuir a evasão escolar; Incentivar uma maior participação nos eventos sociais, culturais, cívicos e esportivos; Ampliar a visão das pessoas quanto à preservação do patrimônio público; Fomentar uma maior integração família e escola; Despertar os educadores e profissionais da educação para as ações empreendedoras; Elevar em curto espaço de tempo o rendimento escolar de crianças e jovens adolescentes; Elevar auto-estima de todos os participantes, e Melhor percepção do mundo que vivemos.

Ciclo de Palestras

LOCAL:Instituto Municipal de Educação José Arapiraca-IMEJA

PERÍODO: Matutino, Vespertino e Noturno

Material de divulgação e adesão do 1º Seminário Municipal do Desporto Escolar.

Setembro 2007
Dias 17, 18, 19 e 24 (manhã,tarde e noite)