Experiências de CMEIS da rede municipal são destaque em revista

18 de mar de 2014 - dev

Os Centros Municipais de Educação infantil Cid Passos (Coutos) e Almir Oliveira (Mussurunga I) são destaque da edição de fevereiro da Revista Virtual da RedSOLARE Brasil: Diálogos em Rede. A Publicação tem como objetivo consolidar o processo pioneiro vivenciado por 12 escolas brasileiras, sendo 06 públicas e 06 privadas, que foram acompanhados de agosto a dezembro de 2013.

O Projeto, que envolve uma tecnologia pedagógica inovadora, propôs que escolas com realidades diferentes construíssem uma rede de relações, com parceria e equidade – rompendo o modelo assistencialista que ainda impera no país, e ao iniciar uma investigação, produzisse conhecimento; compartilhasse com respeito; colaborassem com outras realidades; e a partir deste processo transformasse suas práticas pela colaboração.

O Grupo de Investigação em Cooperação 2013 colocou em evidência a complexidade de atuar com educação num país continental, em especial compreendendo que educação é relação. A aprendizagem acontece a partir deste processo e considerar esta dinâmica como ponto de partida é fundamental.

Para apoiar o registro do vivido nestes 5 meses, a publicação inicia com o artigo das coordenadoras do projeto, que indicam o tema de referência para a investigação, os caminhos trilhados, a tecnologia pedagógica implantada, a inovação com os meios de comunicação e os desafios do processo, tanto tecnológicos como sociais; em seguida, um breve artigo que retrata a relação construída com Reggio Children neste projeto, que de forma pioneira e exitosa construiu um diálogo à distância com educadoras de Reggio Emilia para formação do Grupo.

A edição está disponível no link http://issuu.com/redsolaremexico/docs/revista_redsolare_brasil