Exposição de Charles Darwin pode ser sediada em Salvador

09 de jul de 2007 - dev

Luiza Torres

A exposição sobre a vida e a obra do naturalista inglês Charles Darwin (1809-1882), criador da teoria da evolução das espécies, pode vir a Salvador ainda este ano. È o que afirma o secretário municipal da Educação e Cultural , Ney Campello, logo após visitar a mostra no Museu de Arte de São Paulo (Masp) no dia 03 de julho. Além de Campello, o secretário estadual de Ciências e Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira também prestigiou a trajetória do pesquisador inglês.

Os visitantes conheceram as publicações da teoria de Darwin, guardadas por ele em segredo durante 20 anos. Foi possível também conferir espécimes e documentos (100 manuscritos), filmes e vídeos interativos. Um dos destaques da exposição são os animais vivos, como tartarugas, iguanas, sapos da América do Sul e orquídeas exóticas.

Outro destaque, é a reconstrução elaborada do local de estudo de Darwin, chamado de Down House. Um dos lugares estudados pelo cientista foi Salvador, onde ele também observava, experimenta suas teorias e hipótese. “Trazer esta mostra para a capital baiana será um orgulho. Este também será um aprendizado prático e interessante para os nossos alunos da rede municipal, que passarão a ter contato com as teorias darwinianas, conhecendo um pouco mais sobre o cientista”, afirma Campello

A mostra é promovida pelo Instituto Sangari, representante oficial do Museu de História Natural de Nova York no Brasil, e tem como objetivo melhorar a educação por meio da ciência. A exposição sobre Darwin foi inaugurada em novembro de 2005, em Nova York. A estréia internacional ocorre em São Paulo. A última cidade a sediar a mostra será Londres, em 2009, quando serão comemorados os 200 anos de nascimento do naturalista.

Além da exposição, o secretário municipal de Educação e Cultura apresentou ao secretário estadual de Ciências e Tecnologias e Inovação, Ildes Ferreira, os programas e projetos da SMEC na área de ciências e tecnologia desenvolvidos nas escolas municipais, a fim de formar parcerias que venham contribuir para a ampliação dos programas em toda rede e até na implantação destas ações nas escolas da rede estadual.