Fábrica Cultural e Circulando Arte contribuem para formação artistica-cultural de estudantes

10 de jan de 2006 - dev

Contribuir para a formação e profissionalização dos jovens da Península de Itapagipe, através do reconhecimento cultural e valorização da sua identidade simbólica. Esta é a missão da Associação Fábrica Cultural, apresentada ao prefeito João Henrique Carneiro pela cantora Margareth Menezes, idealizadora da Fábrica Cultural. A proposta visa criar e executar dinâmicas capazes de articular e integrar as escolas através de expressões artísticas, associando conteúdos próprios inerentes às atividades cênicas, visuais, musicais e literárias por meio de seus aspectos produtivos e contextuais, relacionando-os às identidades locais presentes na Península.

O projeto Fábrica Cultural, através de uma parceria com a Prefeitura Municipal, oferecerá aos educadores da rede municipal de ensino uma formação em Arte e Educação. Segundo o prefeito, a arte e educação associadas ao projeto contribuirão para o fortalecimento da cultura itapagipana e para uma educação pública cada vez mais de qualidade. “Esta é uma maneira de levantar a auto-estima dos moradores da Península de Itapagipe, fazendo com que eles se sintam parte desta cidade. Assim, a Prefeitura Municipal e a Fábrica Cultural contribuirão para a dinâmica sócio-cultural, econômica e ambiental da península com foco em ações educacionais”, afirma o prefeito.

Para Margareth Menezes, esta ação que também atuará em conjunto com outras Organizações Não-Governamentais (ONGs), a população é sedenta por projetos que integre arte e educação. “A Fábrica Cultural quer formar profissionais com ênfase no fazer artístico. Queremos despertar nestes jovens e adolescentes a sua arte”, ressalta.

Outro projeto que também beneficiará os moradores de Itapagipe é o Circulando Arte, que tem como parceiros a Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), a Associação Fábrica Cultural e o Clube de Regatas Itapagipe. O Projeto Circulando Arte tem como objetivo oferecer aos alunos da rede municipal de ensino, que estudam em escolas localizadas na Península de Itapagipe, espaço para o desenvolvimento da aprendizagem e para sua inserção social, produtiva e cultural.

O desenvolvimento de atividades artístico-culturais será oferecido em turnos opostos ao turno escolar. De acordo com o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, a implementação do Circulando Arte tem como foco prioritário ações educativas complementares para o Ensino Fundamental (1ª a 4ª série), contribuindo para a inclusão social de 1.440 estudantes de oito escolas da rede municipal.