Fanfarra da Escola Helena Magalhães realiza ensaio geral para o Dois de Julho

28 de jun de 2005 - dev

Maira Azevedo

No próximo sábado, 02 de julho, cerca de 400 alunos da rede municipal de ensino participarão do desfile que relembra o percurso realizado, em 1823, pelas tropas comandadas pelo general Labatut, que expulsaram os portugueses há 182 anos. As fanfarras das escolas municipais estão reunindo os integrantes das bandas para os últimos ajustes. Amanhã (30), às 17h, a Escola Municipal Helena Magalhães (Rua Capitão Claudionor Nunes, s/nº- Oito de Dezembro- São Caetano) realiza o seu ensaio geral.

Os estudantes da rede municipal esperam o ano todo pela oportunidade de participar das homenagens ao dia da independência da Bahia. Ubiratan Alves, integrante da Fanfarra da Escola Brigadeiro Eduardo Gomes, afirmou que considera o desfile nas comemorações do 2 de Julho um momento inesquecível. “O desfile é o nosso momento. Passamos os 12 meses do ano ensaiando para esse dia. É quando as grandes autoridades apreciam o nosso trabalho. Significa participar da nossa história”, declarou.

A Escola Helena Magalhães, que possui uma banda de fanfarra há 13 anos, utiliza como requisito para entrar na banda a assiduidade e o rendimento escolar dos alunos. Os estudantes são avaliados pelos professores e depois disso passam por uma audição com o instrutor musical, Almir Vilarijo. E como em toda atividade artística, a fanfarra exige dos integrantes dedicação e disciplina. Integrante da banda desde o início, Evanilson Silva declarou que a participação mudou a sua vida. “Pelo fato de ter que me dedicar à banda, eu não tenho tempo de ficar pela rua e fazer coisas erradas. Eu gosto de participar da fanfarra, pois faço o que gosto e até ganho um dinheiro de vez em quando”, frisou.

Instrutor de música desde 1969, Valmir Vilarijo, atualmente à frente da Banda da Escola Helena Magalhães, afirma que agora o objetivo das fanfarras municipais é poder participar do concurso estadual de fanfarras. “Possuímos um vasto repertório e temos capacidade de competir e até ganhar o concurso”, declarou.

Este ano, 5 escolas municipais irão participar do desfile cívico em homenagem ao 2 de Julho. As unidades escolares Brigadeiro Eduardo Gomes, Alexandrina Santos Pita, Arlete Magalhães, Helena Magalhães e Municipal Fazenda Coutos levarão para ruas de Salvador um vasto repertório, que inclui desde músicas barrocas até MPB.