Fanfarras municipais estão prontas para o Desfile 2 de Julho

29 de jun de 2012 - dev

Os estudantes que fazem parte das bandas de fanfarras escolares que irão se apresentar durante os desfiles em comemoração ao Dois de Julho, já estão com os instrumentos afinados. Este ano, dez escolas municipais se apresentarão durante a homenagem ao dia da Independência da Bahia, na próxima segunda-feira (2), a partir das 9h30, após o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia, de Salvador e do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia, no bairro da Lapinha.

O desfile reunirá mil alunos da rede municipal, além de estudantes das escolas estaduais de Salvador. O amor pela música, e o sentimento cívico também são marcantes entre as crianças e adolescentes, que não veem a hora do desfile começar. Na escola Municipal Fazenda Coutos, por exemplo, 60 componentes estão preparados para a participação, pela primeira vez, em toda a festa.

“Passava aqui pela rua, escutava os ensaios da fanfarra e queria a todo custo participar, mas não conseguia vaga. Mas um dia, depois de muitas outras tentativas, consegui entrar para o grupo. Já tenho dois anos de participação, mas este será o primeiro ano que desfilo”, contou o estudante Paulo Sérgio Freitas, de 16 anos. Ele, que é o mais antigo do grupo, ajuda àqueles que ainda possuem dificuldade com alguns dos instrumentos de percussão.

Paulo Sérgio seguiu os passos da mãe, que também se apresentava com a banda da escola durante a festa de 2 de Julho, quando ainda era estudante. “Busquei isso como incentivo, e além da facilidade em tocar a percussão, quero fazer bonito no dia 2”, continua, afirmando que pretende fazer da música um futuro profissional.

“São alunos como Paulo Sérgio que nos deixam mais motivados, já que, para que façam parte deste grupo, eles também precisam ter boas notas na escola”, explica o coordenador da banda e professor de música, Cleiton Mirales.

“Como temos alunos de idades entre 10 e 18 anos, fazendo parte do quadro da escola ou não, precisamos tomar cuidado com a evasão das salas de aula, então, sempre pedimos os boletins com as notas, para que eles possam continuar com o estudo da música, e não deixar de estudar também”, complementa Mirales.

Os ensaios para a apresentação acontece às terças, quintas e sábados no final da tarde, após o horário de aulas (entre 17h30 e 19h). Pela proximidade com a data da apresentação, os ensaios ocorrem todos os dias, por pelo menos uma hora em cada encontro.

Experiência – O tempo de existência da banda da FAMDAM, fanfarra da Escola Municipal Arlete Magalhães, em Castelo Branco, é o mesmo tempo que Henrique Gomes tem como instrumentista: 12 anos. Ele, que toca trompete, explica aos novos alguns dos macetes para tocar o instrumento com mais facilidade, e incentiva a fazer parte da banda para escapar de vários problemas sociais. “Este é o meu refúgio para fugir da criminalidade que atinge meu bairro, e já separou famílias e amigos, e não quero isso pra mim”, desabafa. Com 23 anos, ele já se apresentou com a Orquestra de Fred Dantas.

Com ensaios durante três dias da semana, sempre das 17h30 às 19h e nos sábados das 14h às 18h, a turma já sabe bem o repertório que irá apresentar durante o desfile. “Doze anos de apresentação nos deu a experiência para ser a fanfarra mais antiga do município, e com os colegas fazendo parte e dando apoio, este ano teremos mais uma bela apresentação”, disse Gessivaldo da Silva, professor de música e coordenador da FAMDAM.

“Esta experiência e conhecer amigos que fazem parte da banda, foram motivos suficientes para procurar fazer parte do grupo”, disse Giovanna Nascimento, de 15 anos. Ela, e outros 69 componentes da banda de fanfarra da escola seguirão as alunas que farão a apresentação de acrobacias em solo. “Nosso grupo consolida a união da fanfarra, e faz com que nosso desfile seja completo, como em todas as apresentações”, disse Edcarlos Lopes, diretor musical da banda.

Todas as duas bandas de fanfarra das duas escolas, como nas outras oito que participarão do desfile, têm ritmos de ensaios parecidos, sempre com três dias por semana para ensaios. Próximo das apresentações, como o 2 de julho e no desfile de Independência do Brasil, em setembro, os ensaios são diários. Ao todo, cerca de mil alunos devem se apresentar na próxima segunda-feira.

Escolas participantes:

– Escola Municipal Carmelitana do M. Jesus
– Escola Municipal Cidade de Itabuna
– Escola Municipal Helena Magalhães
– Escola Municipal Profª Alexandrina Santos Pita
– Escola Municipal de Fazenda Coutos
– Escola Municipal de Periperi
– Escola Municipal Teodoro Sampaio
– Escola Municipal da Palestina
– Escola Municipal Barbosa Romeo
– Escola Municipal Dona Arlete Magalhães