Feira das Nações Olímpicas mobiliza alunos da Santa Cruz

07 de out de 2016 - Jornalismo

Mais de 700 alunos do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Teodoro Sampaio, na Santa Cruz, participaram nos dias 6 e 7 de outubro da I Feira das Nações Olímpicas. A programação incluiu apresentações de dança, ginástica, música e peças teatrais. A ação marcou o encerramento do Programa Transforma, parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 que orientou as escolas públicas a trabalhar os valores olímpicos, paraolímpicos e educacionais.

dsc_0137

O Transforma na Teodoro foi adaptado pela equipe gestora e, além de trabalhar os valores olímpicos, desenvolveu pesquisas e aprofundamento sobre o esporte e outras informações relacionadas a algumas nações participantes das olimpíadas. “Todo ano realizamos um grande trabalho com foco em ética e cidadania. Este ano, com a iniciativa do Transforma, continuamos a trabalhar os temas, mas associados aos valore olímpicos, paraolímpicos e educacionais e tivemos a ideia de encerrar com a Feira das Nações Olímpicas, trabalhando os de cada país, penetrando também na cultura, economia e nas questões políticas de cada nação”, explicou Marcia Teixeira, coordenadora da unidade escolar.

dsc_0001

Gabriel Borges, aluno do 8º ano, disse que a experiência foi diferente de tudo que ele já viveu. “Nunca tinha vivido uma experiência dessas. Deu pra conhecer o costume de vários países como Portugal, Grécia, África do sul. Muito bom e com certeza quero passar por isso de novo”, comemorou. “Foi muito gratificante aprender coisas novas. Quem não sabia passou a ficar sabendo pelos alunos que aprendem as culturas pra ensinar às outras pessoas”, reforçou Nicole Almeida, também aluna do 8º ano.

Clique aqui e confira a galeria de imagens.