Feira de saúde na Escolab Boca do Rio recebe mais de 250 pessoas

28 de set de 2018 - Jornalismo

Uma grande ação colaborativa e promovida por professores, funcionários e alunos do Escolab Boca do Rio proporcionou à comunidade do entorno um dia dedicado aos cuidados com a saúde. Foi realizada uma feira no local, com a oferta de palestras, orientações e diversos serviços voltados ao tema. O evento, que se estendeu por todo o dia, derivou da proposta da última atividade pedagógica do 3º Ciclo de Aprendizagem dos estudantes.

Com o objetivo socializar os projetos desenvolvidos pelos alunos, a feira ofertou serviços em saúde bucal, atualização do calendário vacinal, cuidados com os pets através da vacinação antirrábica, aferição do índice glicêmico, teste rápido para a detecção de DSTs, entre outros. Os serviços foram disponibilizados através de uma parceria com o Distrito Sanitário da Boca do Rio.

O diretor da unidade escolar, Miguel Dourado, explicou que a feira é uma forma de praticar cidadania e colocar os alunos como protagonistas da ação. “É o momento de trazer a comunidade para a escola a fim de mostrar o que eles fizeram e devolver em serviços. Hoje são 340 alunos no Escolab, mas recebemos só pela manhã umas 250 pessoas que vieram participar da feira”, destacou o gestor.

Um dos assuntos mais trabalhados durante a feira foi o prejuízo da prática do bullying na escola. Além deste assunto, os alunos trabalharam outros temas relacionados à saúde mental, como depressão na infância e adolescência e distúrbios alimentares. Ocorreram ainda atividades como uma peça teatral, que tratou da importância do estudo para a vida, apresentação de um rap autoral sobre violência na escola, orientações sobre cuidados com a saúde, aromaterapia, massagem, e palestra sobre hábitos e projetos de vida.

Preocupados com a nutrição e qualidade de vida dos membros da comunidade acadêmica, um grupo de alunos aferiu o Índice de Massa Corporal (IMC) de todos os presentes, fizeram gráficos e apresentaram uma palestra sobre a importância de realizar esse monitoramento e qual o impacto dele na vida dos indivíduos. Ao longo da unidade, foram ainda produzidos materiais para compartilhar os conteúdos absorvidos pelos alunos através de blogs bilíngues, sites, revista e caça palavras gigantes que ficaram expostos nas paredes da instituição para a interação de todos.

Através da Prefeitura-Bairro, o público ainda teve a oportunidade de resolver pendências voltadas a cadastro e atualização em programas sociais como Bolsa Família, Primeiro Passo e Minha Casa Minha Vida (MCMV), além de realizar marcação de consultas e exames pelo SUS.

Texto: Secom/PMS

Fotos: Jefferson Peixoto/Secom/PMS