Festa de encerramento da Caravana do Esporte

24 de ago de 2007 - dev

Antonio Luiz Diniz

Uma grande festa marcou ontem (sexta-feira), o encerramento da Caravana do Esporte em Salvador. As últimas oficinas aconteceram no Instituto Municipal de Educação José Arapiraca – IMEJA, na Boca do Rio, envolvendo 400 alunos e 150 professores da CRE Orla e Itapuã.

O projeto lançado em março pelo Canal de TV a cabo ESPN Brasil, com apoio da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, Fundação Cidade Mãe e UNICEF, acabou se transformando num marco histórico para o incremento do esporte na rede municipal de ensino. No encerramento, um destaque especial foram as apresentações dos corais do Instituto de Cegos da Bahia e do Colégio dos Órfãos de São Joaquim.

O sub-secretário de Educação Cláudio Silva, que prestigiou a solenidade de encerramento, destacou a importância da Caravana do Esporte, lembrando que a SMEC já vinha realizando um trabalho com esporte nas escolas da rede, e este ano, após a passagem da caravana, o programa de educação esportiva deu um salto muito grande. “A atividade esportiva é uma complementação da educação. Desde 2005 a secretaria vem incentivando a pratica esportiva e em 2008 vamos fazer a maior competição esportiva estudantil do Brasil, envolvendo não só alunos da rede, mas também seus familiares, porque através do esporte podemos despertar o senso de equipe, abrir caminhos social, cultural e poder que nosso povo tem”.

O secretário de Esportes Acelino Popó Freitas, que também prestigiou o evento no Imeja disse que esse trabalho desenvolvimento pela SMEC tem um alcance social muito grande porque pode mudar o futuro dessas crianças. “A proposta da ESPN é realmente muita boa e pode ajudar muito toda essa garotada. O trabalho de educação esportiva, acima de tudo, abre portas para essas crianças”.

A professora Ivone Portela, coordenadora de Esportes da SMEC, disse que no total foram beneficiadas 300 escolas de Salvador, mais de três mil crianças e 620 professores. “Estamos levando o esporte para várias comunidades da periferia de Salvador, semeando inclusão social através da pratica desportiva”.
Ivone lembrou que a coordenação de esportes recebeu total apoio do secretário Ney Campello e por isso o projeto da ESPN, iniciado em março na Escola Cid Passos, em Coutos, acabou se espalhando por toda cidade, beneficiando as comunidades de Pirajá, Cajazeiras, Liberdade, Centro, Cidade Baixa, São Caetano, Queimadinho, Bom Juá, Periperi, Paripe, Cabula, Boca do Rio, Rio Vermelho, Federação, Amaralina, Santa Cruz, Pituaçu e São Cristóvão.

”A própria direção da ESPN nos procurou para parabenizar pelo trabalho desenvolvido em Salvador. A experiência em nossa capital se transformou num marco e eles vão levar o exemplo daquilo que foi feito por nós para outras regiões do Brasil. Desde que assumiu a SMEC, o secretário Ney Campello tem procurado difundir o esporte na rede municipal e tem nos dado todo apoio. A Caravana do Esporte acabou ajudando muito o nosso trabalho e a semente plantada no início do ano, encontrou uma terra fértil e deu bons frutos”.

Para o secretário Ney Campello o esporte pode ser o caminho para um futuro melhor para as crianças da periferia, que muitas vezes são marginalizadas pela própria comunidade. “Todos nós precisamos refletir sobre a desigualdade social e pensar no esporte como instrumento de educação e inclusão social”.

Os trabalhos práticos ontem, no IMEJA, na Boca do Rio foram coordenados pelos professores Elias Santos e Acúrsio Esteves e teve oficinas de basquete, vôlei, rúgbi, xadrez, capoeira e artes. Elias explicou que o rúgbi está sendo implantado aos poucos na rede municipal de ensino e a experiência foi muito positiva porque as crianças adoram. Acúrsio disse que as crianças beneficiadas pelo projeto começam a ter o primeiro contato com o esporte e vão descobrindo a importância da prática esportiva na formação do homem. “O esporte ensina também algumas regras básicas que a criança leva para o resto da vida”.

O trabalho da Coordenação de Educação esportiva da SMEC continua na próxima quinta-feira, dia 30, quando acontece o II Festival de Capoeira, no Parque da Cidade, envolvendo alunos de toda rede municipal. No sábado, dia primeiro, tem o Festival de Jogos de Salão e o segundo torneio de xadrez. Em outubro haverá o desfile da primavera e os Jogos Escolares do Município com disputas de futsal, handebol, vôlei, capoeira, natação, atletismo e jogos de salão como xadrez, futebol de mesa e pebolim (totó).