Festa encerra os Jogos Estudantis Municipais 2007

13 de dez de 2007 - dev

Antônio Diniz

Uma grande festa, na área de show do Parque da Cidade, na Pituba, marcou a solenidade de encerramento dos Jogos Estudantis do Município. A competição promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), contou com a participação de alunos de 70 escolas, inclusive do turno noturno e do Projovem.

Durante a solenidade, o secretário em exercício de Educação e Cultura, Cláudio Silva destacou a importância dos Jogos e lembrou que o esporte estava esquecido na rede municipal de ensino e se transformou numa grande bandeira da atual administração, porque além do conhecimento através das aulas práticas em salas de aula, o aluno do município hoje também aprende outras habilidades através da prática desportiva. “O esporte se transformou num instrumento de inclusão e nos ajuda a manter o aluno na escola, diminuindo a evasão escolar. Eles também trabalham a mente, o lúdico, o físico e aprendem algumas regras importantes na vida de qualquer cidadão”, disse Cláudio Silva.

A professora Ivone Portela, coordenadora do Programa de Educação Esportiva disse que “a festa marcava o encerramento das atividades da coordenação com chave de ouro porque 2007 foi o ano de muitas conquistas na área esportiva para a rede municipal, principalmente pelo recorde de escolas participantes nos Jogos do Município e a implantação dos núcleos de Ginástica Rítmica”.

Ivone destacou o trabalho de toda equipe da coordenação e principalmente dos professores de Educação Física, que mesmo com pouco material, conseguem realizar um bom trabalho e revelar alguns campeões para o desporto baiano. “Isso mostra a dedicação dos nossos professores. O sucesso dos jogos é justamente graças à participação de todos eles”.

O evento teve como público-alvo as comunidades escolares e contou com jogos de handebol, vôlei, futsal em três categorias, masculino e feminino. “A proposta dos jogos é sempre valorizar a participação e a integração e não apenas o caráter competitivo”, enfatiza Ivone.

Além de entrega de medalhas às equipes campeãs e vices de cada modalidade, a festa de encerramento contou com show da cantora Eva Ribeiro e apresentação de dança folclórica da Escola Ítalo Gaudenzi. Teve também uma homenagem especial para a ginasta Gabriela Bertan, do Gorba, que é tricampeã infantil e campeã juvenil.