Festa marca entrega de escola completamente reconstruída no Alto do Cabrito

04 de dez de 2017 - Jornalismo

O clima de insegurança causado pela infraestrutura precária, constantes alagamentos e ameaças de desabamento de um imóvel em pré-moldado ficou totalmente no passado de alunos, professores e funcionários da Escola Municipal Bela Vista do Lobato, no Alto do Cabrito, que receberam com bastante festa a estrutura totalmente reconstruída pela Prefeitura e entregue na sexta-feira (1º). A cerimônia contou com as presenças do prefeito ACM Neto, acompanhado do vice Bruno Reis, dos secretários Bruno Barral (Educação) e João Roma (Gabinete), demais autoridades e moradores da região.

As comemorações incluíram apresentação da Fanfarra da Escola Municipal Helena Magalhães e coral formado por alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I, que fizeram letra em homenagem à escola sob o ritmo da canção “Despacito”. “É muita emoção reinaugurar essa escola tão sonhada pela comunidade. Foram anos de luta passando por inúmeros problemas. Os pais nem pensavam em colocar os filhos aqui para estudar, pois a unidade não oferecia segurança. Hoje, já estamos sendo procurados pela comunidade para o ano letivo de 2018. A escola está realmente linda e agradeço a todos por isso”, salientou a diretora da instituição, Edimália Lima.

O prefeito ressaltou que este é um dia histórico para a Escola Municipal da Bela Vista do Lobato, que ganhou uma estrutura semelhante a de instituições privadas da cidade. Além disso, fez questão de salientar que serão entregues mais 15 escolas até fevereiro e que o ano letivo de 2018 será bem melhor para os estudantes. “Além do aumento do número de vagas, os alunos também receberão dois fardamentos, kit escolar e estamos lutando para melhorar a qualidade da merenda e, assim, contribuir para a melhoria da saúde às crianças”, afirmou ACM Neto.

O secretário de Educação, Bruno Barral, também falou da importância em dar estrutura e segurança para as crianças. Emocionado ele agradeceu a todos os colaboradores, citando a equipe gestora, da Smed e da Gerência Regional, professores, entre outros. “É muito prazeroso saber que as nossas crianças estarão em condição de total segurança. Agradeço a cada um que contribuiu e se esforçou para que tudo isso acontecesse”.

Nova escola – A nova estrutura substitui o imóvel em pré-moldado, construído em 1993 e que já estava bastante desgastado pelo tempo, trazendo riscos a alunos, professores e funcionários. Após as obras, a unidade passa a contar com 13 salas de aula, depósito, cozinha, sala de leitura, sala de professores, diretoria, espaço para arquivo, vestiário, despensa, sala de freezer, secretaria e sanitários, inclusive para pessoas com deficiência, dentre outros ambientes. O investimento foi de cerca de R$2 milhões, em uma área de 780 m².

Atualmente com 347 alunos, a Escola Municipal Bela Vista do Lobato terá capacidade para atender, em 2018, até 600 estudantes da Pré-Escola (4 e 5 anos) e do Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano). A unidade contempla também o Programa Acelera, que visa a regularizar a distorção idade-série.​ A escola segue o alto padrão de qualidade adotado nas demais estruturas entregues pela Prefeitura nos últimos quatro anos. Durante o período de obras, o corpo escolar foi relocado para um imóvel alugado e adaptado para a atividade.

Balanço – Ao seguir o princípio de colocar a educação como uma das prioridades dos investimentos em Salvador, a Prefeitura tem realizado o maior processo de requalificação da rede física municipal de ensino. De 2013 até o momento, já foram entregues construídas e/ou reformadas 168 escolas e creches na cidade. A proposta é entregar ainda mais 15 unidades – uma por semana – até o início do ano letivo de 2018.​

Texto: Secom/Ascom Smed

Fotos: Secom/Max Haack