Festival da cultura hip hop mobiliza escolas da rede municipal

11 de set de 2012 - dev

Nos dias 12 e 19 de setembro, as escolas municipais Teodoro Sampaio, em Santa Cruz, e Barbosa Romeu, em São Cristóvão, irão receber o lançamento do projeto “Bigbands vai à escola”. A ação, que será realizada das 8h às 12h e das 13h às 17h, proporciona a integração de várias áreas, fazendo um trabalho interdisciplinar com o objetivo de ter a arte como meio de exploração das capacidades cognitivas, estimulando a criação artística, e também discutindo direitos e deveres.

As unidades escolares receberão os oficineiros e a banda Fúria Consciente e os estudantes terão a oportunidade de participar das oficinas, ministradas por artistas do cenário Hip hop de Salvador, que serão realizadas em três dias, sendo o último destinado à apresentação dos resultados das atividades feitas com os estudantes e ao show do grupo Fúria Consciente.

Na oportunidade, a direção de cada instituição irá informar como os estudantes deverão proceder para se inscreverem gratuitamente em uma das quatro oficinas oferecidas: oficina de DJ, ministrada por DJ Leandro; de breakdance, com o B.boy Ananias; de Rap, com a Mc Vivi Akuabá; e a de Grafite, com o arte-educador Lee 27.

FESTIVAL BIGBANDS – No mês de outubro, entre os dias 9 e 11 e 17 e 19, os alunos das escolas municipais Teodoro Sampaio e Barbosa Romeu que se inscreveram nas oficinas irão participar do “Bigbands vai à escola”, ação integrante da programação do Festival Bigbands que visa levar a jovens estudantes arte, cultura e educação através de oficinas de breakdance (dança de rua), MC (rimas improvisadas), grafite e DJ.

O “Bigbands vai à escola” é um aquecimento para a programação do Festival Bigbands, a ser realizado entre os dias 22 e 28 de outubro e 03 de novembro, em Salvador. Tradicionalmente conhecido por promover uma programação cultural que agrega oficinas, mesas e palestras com temas relacionados à cultura, e diversos shows que possibilitam o intercâmbio entre bandas locais e de outros estados, e até mesmo países, o Bigbands esse ano vai também levar arte ao ensino público.

O projeto, que tem o apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e parceria da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), é uma realização do coletivo de produção cultural Quina Cultural e faz parte das ações da Universidade da Cultura Livre (Unicult), que, em parceria com a Universidade Livre Fora do Eixo (UniFDE), propõe colaborar com a educação levando às escolas elementos que estejam diretamente ligados à cultura popular da classe jovem.