Festival de hip-hop movimenta alunos em Santa Cruz

11 de out de 2012 - dev

A tarde desta quinta-feira (11), véspera do Dia das Crianças, foi animada na Escola Municipal Teodoro Sampaio, em Santa Cruz. Cerca de 980 alunos, entre 8 a 18 anos, do Ensino Fundamental I e II, participaram do “BigBands vai à escola” – ação que visa levar a jovens estudantes arte, cultura e educação através de oficinas de breakdance (dança de rua), MC (rimas improvisadas), grafite e DJ.

Ao som da banda de hip-hop Fúria Consciente – formada pelos DJs Joelson Yogi e Leandro e Dim MC –, os alunos puderam colocar em prática as oficinas que participaram desde a última terça-feira (9). “Eles já cantaram, dançaram, grafitaram, mixaram, está sendo uma festa aqui na escola. Foi uma experiência nova que surpreendeu a todos e se estabeleceu um clima de paz na escola”, explica a gestora Maria de Lourdes Torres.

Segundo a diretora, o projeto motivou ainda criar novas estratégias de trabalho para que todos fossem contemplados com uma semana diferente, como as oficinas de alimentação saudável, canto em inglês, artesanato e cinema. “Gostamos muito das oficinas. Hoje mesmo foi super legal, trabalhamos com música e arte. Por exemplo, aprendemos a música Chocolate e depois fizemos uma árvore de semente de girassol”, contam as amigas Fabiana Monteiro (11 anos), Stella Santana (11), Joseane Alcântara (10) e Jaqueline Reis (11) – todas do 5º ano.

A próxima unidade a receber o projeto é a Escola Municipal Barbosa Romeo, em São Cristóvão. Os alunos participarão das oficinas na próxima semana, entre os dias 17 e 19 de outubro.

Festival

O “BigBands vai à escola” é um aquecimento para a programação do Festival BigBands a ser realizado entre os dias 22 e 28 de outubro e 3 de novembro, em Salvador. Tradicionalmente conhecido por promover uma programação cultural que agrega oficinas, mesas e palestras com temas relacionados à cultura, o evento também proporciona o intercâmbio entre bandas locais, de outros estados e até mesmo internacionais.

De acordo com a coordenadora de Arte da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Cássia Cardoso, o projeto tem o apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte) em parceria com a Secult. “O Bigbangs é uma forma eficiente de levar a cultura às escolas através do hip-hop, que além de ser um movimento social, trabalha com linguagens artísticas em que os nossos alunos se identificam”.

A coordenadora afirma ainda que o projeto é uma realização do coletivo de produção cultural Quina Cultural e faz parte das ações da Universidade da Cultura Livre (Unicult). “Em parceria com a Universidade Livre Fora do Eixo (UniFDE), o Bigbands propõe colaborar com a educação levando às escolas elementos que estejam diretamente ligados à cultura popular da classe jovem”, completa Cássia.