Festival de Karatê estimula estudantes de escolas públicas

30 de ago de 2010 - dev

Cerca de mil estudantes de 18 escolas municipais participaram, na manhã do último sábado (28), do 1º Festival de Karatê realizado no Ginásio da Associação da Coelba (Adelba), na Paralela. O evento faz parte do Programa de Educação Esportiva da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), desenvolvido através da Coordenadoria de Esporte, Lazer e Entretenimento (Coel) e em parceria com a Federação Bahiana de Karatê (FBK).

Na abertura do festival os alunos foram convidados para apresentar técnicas da modalidade junto com os atletas tricampeões brasileiro de Karatê, que fizeram uma demonstração de movimentos e técnicas. O presidente da federação, Antonio Negreiro, pontuou a importância de oferecer atividades esportivas saudáveis para as crianças das escolas públicas não desassociando com a educação.

“A secult cumpre com o papel social gerando conhecimento e cidadania aos estudantes mais carentes, além de fortalecer a integração entre as unidades de ensino. É saudável ver essas crianças praticando o karatê, um esporte que trata diretamente com princípios básicos como educação, disciplina e respeito”, ressaltou.
O aluno Jefferson Avelino Silva, 13 anos, da Escola Municipal Afrânio Peixoto, estava empolgado em participar pela primeira vez da atividade e afirmou seguir o lema do karatê, que prima pelo respeito acima de tudo e conter espírito de agressão.

A karateca medalhista dos Jogos Sulamericanos de Medellin 2010, Patricia Chiron, parabenizou a prefeitura de Salvador com a inclusão da modalidade nas atividades escolares, pois do ponto de vista esportivo o karatê estimula que os alunos fiquem longe de qualquer vício como o tabaco e o álcool.

“A iniciativa proporciona aos estudantes das escolas públicas a oportunidade de desenvolver o raciocínio com exercícios de coordenação motora, concentração e trabalha a personalidade de cada indivíduo”, reforçou a atleta. De acordo com a coordenadora do Programa de Educação Esportiva da Secult, Ivone Portela, este é o primeiro ano do Projeto Karatê na Escola e a meta da secult é envolver todas as unidades escolares no projeto.