Festival marca encerramento de projeto sobre a cultura hip hop

10 de dez de 2014 - dev

Oficinas e grafite, hip hop e música, além de apresentações culturais, marcaram o encerramento do “Projeto BigBands Vai à Escola” na tarde desta quarta-feira (10), no Teatro Solar Boa Vista. A iniciativa, realizada durante quatro meses em escolas da rede municipal de ensino, é do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação de Salvador. O festival de encerramento contou com a participação do rapper pernambucano Zé Browm e da banda Fúria Consciente.

O projeto envolveu alunos, gestores, educadores e toda a comunidade das Escolas Municipais Teodoro Sampaio, Santo Antônio das Malvinas, Padre José Anchieta e Julieta Viana com oficinas que atenderam linguagens artísticas que se alinham ao movimento hip hop. As oficinas foram ministradas por artistas de destaque no cenário soteropolitano do hip hop como o DJ Leandro e DJ Jarrão; o B. Boy Ananias, os MCs Vivi Akuabá e Yogi Nkrumah e com o arte-educador e grafiteiro Lee 27.

O objetivo do projeto é educar através da cultura e para a cultura. Assim como no ensino da arte no currículo escolar, o projeto de hip hop também não visa à formação de músicos, dançarinos e grafiteiros. A ideia é beneficiar os alunos com práticas artísticas e sociais no desenvolvimento de crianças e adolescentes, tanto para a sua sociabilidade, quanto para o desempenho cognitivo em atividades de ensino e aprendizagem de outras matérias.