FIEMA comemora Dia da Mulher

05 de mar de 2009 - dev

No próximo domingo (08) é o Dia Internacional da Mulher. Para comemorar a data, a Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), através do Fundo de Inclusão Educacional para Mulheres Afrodescendentes (FIEMA), realiza apresentações de capoeira das mulheres que integram o programa Escola Aberta, na Feira de Economia Solidária. O evento acontece no Dique do Tororó, no dia 8, a partir das 9 horas.

Durante todo ano o FIEMA desenvolve diversas ações gratuitas que beneficiam as mulheres afrodescendentes, como cursos, palestras sobre gênero e raça e discussões sobre a lei Maria da Penha. De acordo com a Coordenadora Executiva do FIEMA, Juçara Rosa, em Salvador, o Fundo de Inclusão oferece também oportunidades para autonomia financeira através de oficinas de artesanato onde são ensinadas técnicas de estamparia em camisetas e a comercialização dos produtos confeccionados.

“A SMEC é pioneira na realização desses trabalhos e tem como principal objetivo mudar as condições de vida dessas mulheres. Só no ano de 2008, 1,8 mil foram beneficiadas. Eu me sinto lisonjeada em poder contribuir para elevar a autoestima e também ajudar para que elas tenham uma nova perspectiva de vida”, explica Rosa.

Criado a partir da lei 6.912/05, o FIEMA tem como objetivo financiar e implementar políticas, programas, projetos e ações articuladas e intercomplementares, relativas ao contexto sócio-educacional, que propiciem o acesso e a permanência na escola de mulheres afro-descendentes em situação de vulnerabilidade social.

“Fico muito feliz em saber que a cada dia as mulheres estão conquistando o seu espaço e por isso é muito importante dar oportunidade para que possam buscar desenvolvimento pessoal e profissional e realizar seus sonhos”, diz o secretário, Carlos Soares.

– Conheça alguns projetos

Letras da Diversidade – Formação de Professoras Alfabetizadoras do FIEMA em Raça e Gênero – da SMEC, em parceria com o CEAFRO (Educação e Profissionalização para a Igualdade Racial e de Gênero).

Escola na prevenção à Violência Contra as Mulheres – Este tem o objetivo de informar a respeito da Lei Maria da Penha e divulgar as instituições comprometidas em receber e orientar mulheres que sofreram algum tipo de violência.

Provocando Diálogos – oportunizar conhecimentos referentes à infância e mostrar a importância que têm os pais no acompanhamento na vida escolar do seu filho.