Fiema promove cursos de qualificação para mulheres da Ilha de Maré

18 de dez de 2009 - dev

Customização de sandálias, produção de lanches e estamparia em camisetas são algumas das oficinas que serão realizadas pelo Projeto Fazendo Arte, que será realizado nesse sábado (19), na Ilha de Maré. A ação, promovida pela Secretaria Municipal da Educação Cultura Esporte e Lazer (Secult), através do Fundo de Inclusão Educacional de Mulheres Afrodescendentes (Fiema), beneficiará cerca de 60 mulheres afrodescendentes da região.

O objetivo da atividade é proporcionar cursos de qualificação visando à geração de renda, elevação da autoestima e autonomia econômica. As oficinas serão realizadas nas Escolas Municipais Praia Grande e Nossa Senhora das Candeias e aproveitarão as receitas da terra como a fabricação de lanches com recheios de frutos do mar, doces locais, além de camisetas estampadas. Além disso, palestras sobre empreendedorismo e sobre a Lei Maria da Penha compõem a programação.

Para Rose Rozendo, facilitadora do Fiema, as mulheres da Ilha vivem uma tripla realidade de exclusão social, a de gênero, raça e regional. “Devido ao acesso a Salvador as mulheres dessa localidade se sentem impossibilitadas de participação em cursos e programas de qualificação oferecidos na Cidade” pontuou.