Fiema realiza exposição fotográfica itinerante

12 de jul de 2010 - dev

Com o objetivo de fazer emergir a verdadeira história de mulheres negras, cuja trajetória pessoal e profissional contribui significamente para o contexto sócio-cultural, o Fundo de Inclusão Educacional para Mulheres Afrodescendentes (FIEMA) apresentou nesta segunda-feira (12), na Escola Municipal Cardeal da Silva, a Exposição Fotográfica Itinerante Mulheres Negras: Uma História bem Contada.

Moradores da comunidade e cerca de 500 estudantes , do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, participaram da ação e assistiram a uma explanação sobre o tema, realizada pela educadora, artista plástica e poeta Stael Machado.

“Partindo do princípio de que todo mundo tem uma história, considero que é importante os alunos conhecerem a vida de personagens que conseguiram alcançar o sucesso profissional para que eles se identifiquem com a trajetória de vida das personalidades negras”, destacou Machado.

Para a diretora Ivete Pereira, a exposição itinerante é um encontro de identidade que trabalha com os eixos de cidadania e igualdade, temáticas que já são trabalhadas pela escola durante todo o ano letivo. “Todos os professores que aqui lecionam desenvolvem atividades sobre a lei 10.639. A realização de atividades como essas nos ajudam a dar mais dinâmica e ludicidade ao assunto”, explicou a diretora.

De acordo com a assessora de formação de gênero e raça do Fiema, Marta Alencar, a realização de trabalhos como esses são relevantes, pois a educação é um importante pilar capaz de transformar a realidade. “Este projeto reúne e resgata a memória histórica de professoras , enfermeiras, jornalistas, militantes e desafiadoras de um longo processo de descriminação, que através dessa exposição, percorrerão 11 unidades escolares da Rede Municipal de Salvador de forma a contemplar cada Coordenadoria Regional de Educação.